Logo Folha de Pernambuco

Tácio joga a toalha e apoia Nininho em Parnamirim

O prefeito de Parnamirim, Tácio Pontes (PSB), entrou para o time dos pré-candidatos a reeleição no sertão do Estado que já abandonaram a disputa deste ano. Na decisão publicada na internet, Tácio deixa claro sua retirada do pleito e anuncia para quem vai seu apoio. “Com essa decisão, e certo da força política do nosso palanque, declaro oficialmente meu apoio a pré-candidatura de Nininho e Dr. Rennê para prefeito e vice-prefeito de Parnamirim”, escreveu Tácio.

A decisão não surpreendeu tanto assim, já que a cidade comentava essa possibilidade. O Nininho, que é tio de Tácio, já anunciava sua disposição em voltar a prefeitura. No entanto, a família Carvalho vai tentar continuar na liderança da cidade buscando eleger o ex-prefeito Nininho Carvalho ao lado do advogado Rennê Alencar do PT. 

Até o momento, a disputa parece que vai acontecer com os mesmos nomes de sempre da política de Parnamirim, Nininho, que foi vice-prefeito de 2005 a 2008 e prefeito de 2009 a 2016 vai disputar novamente a prefeitura com Múcio Angelim, que já foi inclusive seu vice de 2009 a 2012. Múcio, que tem o respaldo do grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho, ganhou a indicação e confirmou a chapa ao lado do atual vice-prefeito de Parnamirim, o professor Nivaldo Mendes, como vice. 

Nivaldo, que já foi vereador duas vezes e também presidente da Câmara, iria encabeçar uma chapa oposta, mas aceitou unir a oposição da cidade para impedir a reeleição de Tácio, que entregou os pontos e já está fora da disputa.   

Em Cabrobó > O Partido Verde municipal anunciou apoio à pré-candidatura a prefeito do Dr. Auricélio Torres (PSB). Ele vai disputar a prefeitura contra o vereador presidente da Câmara de Vereadores Dim Saraiva (MDB), que tem o apoio de integrantes do PT municipal e do grupo político do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB). O prefeito Marcílio Cavalcanti já declarou que não vai disputar e ninguém sabe ainda quem deve apoiar.

De volta ao jogo > O ex-prefeito de Lagoa Grande, Robson Amorim (DEM), anunciou que está de volta na disputa eleitoral. Desta vez, o ex-prefeito vai concorrer a uma vaga na Casa Zefferino Nunes Gomes, mirando a presidência do Legislativo. Robson retirou seu nome da disputa pela prefeitura para dar lugar a chapa formada pelo jovem economista Henrique Diniz na majoritária e a vereadora Iara Evangelista na vice. 

Subprefeitura > Em Granito, o povoado de Rancharia recebeu uma extensão da prefeitura com uma sede instalada na comunidade. De acordo com a prefeitura, o espaço foi preparado especialmente para agilizar os serviços burocráticos da prefeitura e evitar que os moradores da comunidade e dos sítios circunvizinhos precisem ir constantemente até a cidade.

Sessões presenciais na pauta > Em Petrolina alguns vereadores já defendem o fim das reuniões online e pedem o retorno das sessões presenciais na Casa Plínio Amorim. Alguns sugerem o retorno sem público e seguindo as medidas de segurança e outros defendem que os que se enquadram no grupo de risco, não compareçam.

Veja também

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)
SAÚDE

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)

Newsletter