Logo Folha de Pernambuco

Terreno da Univasf gera desgaste para prefeito de Salgueiro

O reitor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Paulo César Fagundes, fez um apelo público ao prefeito de Salgueiro, no Sertão Central, Marcones Sá (PSB), pedindo a doação do um terreno para a implantação do Campus no município. 

“Comunicamos que estamos aguardando a decisão do prefeito de Salgueiro sobre as providências para a efetivação da doação definitiva do terreno identificado como “Conjunto Ferroviário de Salgueiro”, inclusive já tombado pela Fundarpe, para a construção Campus oficial”, afirmou o reitor.

Essa quizila já se arrasta na cidade há um bom tempo, inclusive com um embate duro entre o DCE da Univasf e a gestão municipal, que ganhou repercussão gigante nas mídias sociais. 
O pedido do terreno já havia sido realizado pessoalmente pela reitoria em reunião no último dia 15 de setembro, no gabinete do prefeito. Pela cidade o assunto ganhou repercussão com vereadores se manifestando e a comunidade estudantil pressionando. Deputados federais e estaduais também estão sendo cobrados pelas redes sociais.

Os 30 anos 
Terra da caprinovinocultura, Dormentes completa 30 anos de emancipação política nesta sexta-feira, 1º de outubro. A data será comemorada com uma intensa programação, organizada pela prefeitura municipal, que acontecerá durante todo o mês. Entre as atividades estão entrega de fardamentos, plantio de árvores, bicicletada e inaugurações de espaços de saúde e lazer.

Promessa cumprida
Os professores efetivos de Araripina (PE), no Sertão do Araripe, receberam um abono salarial referente ao Piso Nacional de acordo com a jornada de trabalho mensal de cada um. O pagamento aconteceu nesta quinta-feira (30), e foi fruto do Projeto de Lei nº 3.000, de autoria do Executivo Municipal. O valor total foi de R$ 1.264.996,68. O prefeito Raimundo Pimentel (PSL) comemorou a iniciativa inédita da prefeitura para com os professores.

Agreste na pauta
O Senado aprovou o Projeto de Lei Complementar 266/2020, que possibilita a contratação de 302 professores e técnicos pela Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape). A decisão foi publicada pelo Ministério da Educação no Diário Oficial nessa quarta-feira (29). A aprovação do PL contou com a articulação do líder do governo, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). 

Água tratada
O Governo de Pernambuco autorizou a licitação para a reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Água Voluntários da Pátria, em Ouricuri, no Sertão do Araripe. A obra da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) terá um investimento de R$ 20 milhões. “Essa obra é de fundamental importância para o fornecimento de água para comunidades rurais ao longo do Sistema Adutor do Oeste e de todo Araripe. Nosso mandato luta em Brasília pela melhoria das condições de vida do homem sertanejo”, comemorou Augusto Coutinho.

Na estrada 
O prefeito de Bodocó, Otávio Pedrosa (PSB), esteve em Brasília em busca de recursos e obras para o município. O gestor pretende movimentar ações para o setor cultural da cidade. Estiveram com ele, o secretário de Administração, Cadu Calado, o secretário de Infraestrutura, Pedro Pedrosa e o vereador Nilson de Anchieta acompanharam o prefeito em visita a Embratur. “Nós protocolamos um pedido para construção de uma Casa da Cultura em Bodocó e aproveitamos para pedir recursos destinados ao turismo da cidade”, afirmou Pedrosa. 

Veja também

Milhares de ingídenas acampam em Bogotá e exigem reunião com governo colombiano
colômbia

Milhares de ingídenas acampam em Bogotá e exigem reunião com governo colombiano

Mais de 100 países homenageiam na ONU os trabalhadores humanitários mortos em conflitos
direitos humanos

Mais de 100 países homenageiam na ONU os trabalhadores humanitários mortos em conflitos

Newsletter