Três nomes podem disputar a Prefeitura de Salgueiro
A cidade de Salgueiro, sertão central, ganha novos capítulos no cenário eleitoral deste ano com a chamada “chapa puro sangue”. Depois de Parnamirim e Orocó saírem na frente, chegou a vez do Partido dos Trabalhadores em Salgueiro anunciar a formação com Luiz Carlos de Souza – mais conhecido na cidade como “Dr. Cacau”, na função de pré-candidato a prefeito, e como vice, o jovem professor Aurélio Menezes, do mesmo partido.
As expectativas eram de que o PT local escolhesse o ex-prefeito Marcones Libório (PSB) na cabeça de chapa e seu sobrinho Marcelo, como vice, ou Dr. Edilson Carvalho e o presidente da Câmara, George Arraes, mas a decisão final ficou mesmo com Dr. Cacau e Aurélio.
A chapa “puro sangue” vai tentar impedir a reeleição do atual prefeito Clebel Cordeiro (PMDB), que deve confirmar, ou não, nos próximos dias, o nome da vereadora Paizinha (PV) como pré-candidata a vice-prefeita, que é sobrinha do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB). Os amigos informam que, o atual vice, Dr. Chico permanece aliado do prefeito e tudo ocorre em acordo entre eles.
Em uma terceira via tem o ex-vereador Márcio Nemedio (PR), que pode tentar novamente vencer Clebel, dessa vez com o reforço do comerciante Ricardo Oliveira. Dessa forma, levando em consideração o cenário atual da política salgueirense, a eleição deste ano tem: Clebel, Dr. Cacau, e Nemedio.
Tiveram que recuar > As cidades de Araripina e Ouricuri, que fazem parte da 4° Macroregião de Saúde, tiveram que recuar da etapa 4 para a etapa 2 do Plano de Convivência com a Covid-19. A recomendação foi do governo do Estado de Pernambuco, que solicitou o isolamento social rígido a partir desta sexta-feira (07) até o dia 16 de agosto. A medida foi tomada após um aumento no registro de casos da doença na região.
O caso dos “cisterninhas” > O prefeito Ângelo Ferreira (PSB) acionou na justiça a Rádio Sertânia FM acusando a emissora de ser um dos “cisterninhas” da cidade, um termo utilizado para se referir ao escândalo das cisternas que aconteceu anos atrás e que foi arquivado por falta de provas. Dessa vez, é o prefeito que acusa a emissora do seu aliado, o deputado federal Gonzaga Patriota, também PSB.
Pré-campanha X pandemia > Em Toritama o presidente da Câmara de Vereadores, José de Arimatéia (PSD), que também é pré-candidato a prefeito da cidade, está sendo acusado de ter dificuldade para obedecer às recomendações de segurança para prevenção e combate ao Coronavírus. Segundo as informações, o presidente promoveu encontro com aliados em uma fazenda do município, sem as medidas de segurança.
Propaganda antecipada > O Ministério Público de Pernambuco alertou os dirigentes de partidos políticos em funcionamento em Petrolina, que orientasse seus filiados sobre a possível violação das regras sobre propaganda eleitoral. Com o novo calendário eleitoral, somente a partir do dia 26 de setembro serão permitidas a veiculação e divulgação da propaganda eleitoral. Podendo haver multa no valor de R$ 5.000,00 a R$ 25.000,00, ou o equivalente ao custo da propaganda, no caso do descumprimento à regra.