Três vereadores afastados e um município em choque
A cidade de Santa Terezinha (PE), Sertão do Pajeú, vive momentos de tensão desde que vazou a notícia sobre o afastamento de três vereadores de seus mandatos na Câmara Municipal.
Os três são alvos da Operação ‘Conluio 2’, que foi deflagrada ontem (17) pela Polícia Civil de Pernambuco (PCPE). Não foram divulgados os nomes, mas foi apontado que até o presidente da Câmara teria sido afastado.
Os parlamentares são investigados por corrupção, lavagem de dinheiro e fraude de licitações.
Além dos afastamentos, a ação policial cumpriu 19 mandados de busca e apreensão domiciliar. Também foram determinados bloqueios de valores e sequestro de bens.
Todos os mandados foram expedidos pelo juiz da 2ª Vara da Comarca do município de São José do Egito, na mesma região. A operação ‘Conluio 2’ resultou de uma investigação que teve início em junho de 2023.
Na primeira fase, já tinham sido afastados outros dois parlamentares.
Segundo a polícia, os vereadores são investigados como possíveis integrantes de uma quadrilha especializada na prática de crimes de corrupção passiva e ativa. Fraudes em licitação e lavagem de dinheiro também estariam inseridos na ação do grupo.
“No primeiro momento, tivemos a prisão preventiva de dois vereadores e da tesoureira da Câmara, e neste segundo momento houve o cumprimento de 19 mandados de busca e apreensão, o afastamento de três vereadores, incluindo atual presidente da Câmara, e ainda o bloqueio de mais de R$ 2 milhões em ativos, que serão usados para ressarcir o erário. O inquérito entra agora em fase de conclusão, onde os documentos coletados serão analisados para que o procedimento possa ser enviado, o mais rápido possível, ao Poder Judiciário“, afirmou o delegado titular do caso, Gregório Ribeiro, da 4ª Delegacia de Combate à Corrupção (4ª DECCOR) em Petrolina.
A defesa dos parlamentares já está em ação e no município não se sabe como fica a situação: se os suplentes serão chamados imediatamente ou se vai passar mais um tempo para a resolução do caso.
Rasgou seda
“Ela tem procurado e conseguido investir em todas as áreas, sabendo que tem muita coisa para se fazer”. A fala é do deputado estadual France Hacker (PSB), sobre a governadora Raquel Lyra (PSDB). A rasgação de seda foi durante uma entrevista a uma rádio do Litoral Sul pernambucano. O parlamentar completou. “Apesar das dificuldades, expresso minha confiança em um governo excelente, e tenho a certeza de que 2024 será marcado por significativos investimentos e entregas para o povo pernambucano”, concluiu France.
Saúde em pauta
O prefeito de Santa Maria da Boa Vista (Sertão do São Francisco), George Duarte, está cumprindo agenda no Recife esta semana. Ele esteve reunido com a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti. Na ocasião, o gestor boavistano discutiu parcerias para a ampliação da capacidade do Centro Cirúrgico do município. Segundo George, a ideia é tornar o espaço uma referência em procedimentos eletivos para todo o Sertão pernambucano. O secretário municipal de Saúde, Anderson Harlem, também participou do encontro.