Logo Folha de Pernambuco
Carlos Britto

TSE cassa registro de candidatura do Ex-prefeito de Jaqueira

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou o registro de candidatura de Marivaldo Silva de Andrade, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), ao cargo de vereador do município de Jaqueira, na Zona da Mata de Pernambuco. A decisão reformou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que havia permitido a candidatura. A relatora, ministra Isabel Gallotti, apontou que Marivaldo se enquadra na inelegibilidade prevista na Lei Complementar nº 64/1990, por ter contas rejeitadas por irregularidades insanáveis configuradas como atos dolosos de improbidade administrativa.


O ex-prefeito teve duas contas rejeitadas pela Câmara Municipal de Jaqueira, referentes aos exercícios de 2016 e 2017, por não repassar as contribuições previdenciárias dos servidores à Previdência Social. No julgamento, o ministro Floriano de Azevedo Marques divergiu, argumentando que não houve dolo específico, mas a tese da relatora prevaleceu. A coligação Gente que Ama Jaqueira (Federação PSDB/Cidadania e MDB) impugnou a candidatura alegando inelegibilidade. O juiz eleitoral e o TRE-PE haviam validado a candidatura, sustentando que a rejeição das contas ocorreu por motivações políticas da Câmara e não pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).


Com a decisão do TSE, Marivaldo Silva de Andrade fica inelegível para as eleições municipais de 2024, sendo impedido de disputar o cargo de vereador em Jaqueira.

Vai pro jogo


Ex-prefeito de Toritama, Edilson Tavares, agora quer novo desafio. Ele acaba de confirmar sua filiação ao Progressistas (PP) para virar pré-candidato a deputado federal nas eleições do próximo ano.  O ex-prefeito foi se lançar em Brasília em um ato privilegiado que contou, inclusive, com a presença do senador Ciro Nogueira.  O presidente estadual do PP em Pernambuco, deputado federal Eduardo da Fonte, e o vice-presidente do partido, deputado, seu filho, Lula da Fonte também estiveram presentes. Fortíssimo em seu município, deixando o poder com uma elevada aprovação, ele aposta, principalmente no voto em peso de Toritama, e o complemento de diversos amigos que construí nas cidade vizinhas.

Veja também

Newsletter