Logo Folha de Pernambuco

Um a menos e mais três no páreo

Não teve jeito. Em Tupanatinga, no Agreste pernambucano, a disputa eleitoral deste ano vai para a votação de novembro com um candidato a menos. É que o registro da candidatura do ex-prefeito do município, Manoel Tomé, do PSB, foi negado pela Justiça Eleitoral. De acordo com a decisão, o pedido foi indeferido com base na Lei da Ficha Limpa, além de outros processos em seu nome, que investigam supostos crimes praticados enquanto exerceu o cargo de gestor nos anos de 2009 e 2016, como gasto ilícito de recursos e abuso de poder.

Tomé chegou a ser considerado um dos nomes mais fortes para a disputa de novembro, e teve até muita comemoração na cidade quando ele conseguiu a manutenção da sua pré-candidatura, confirmada pela Câmara de Vereadores, que anulou os efeitos do Decreto que havia reprovado as contas de 2012 do ex-gestor. Segundo as pesquisas internas, a pré-candidatura do ex-prefeito aparecia com vantagem em relação aos opositores. Ele era o candidato a ser batido.

Apesar de ter entrado com recursos e pedidos de liminar contra a definição da Justiça, Tomé não conseguiu reverter a decisão. O último dia 26 de outubro foi o prazo limite para o julgamento dos registros de candidatura e também para solicitar a substituição do candidato, para manter a disputa no pleito deste ano. 

No entanto, após ter perdido o prazo, restam oficializados e deferidos três candidatos a prefeito de Tupanatinga. São eles: o atual gestor Silvio Roque (PP), que disputa à reeleição, o agricultor Davi Vicente (PCdoB) e o Dr. Diego Minervino (MDB), que é filho da vereadora Gilsa Minervino.

Aprovou > O candidato a prefeito de Parnamirim, Nininho do PSB, conseguiu a aprovação do seu registro de candidatura pela Justiça Eleitoral. Segundo ele, foi alvo de uma ação de impugnação pelos opositores, na coligação de Múcio Angelim, seu principal adversário. O juiz eleitoral acatou e aprovou a candidatura do socialista, negando o pedido de impugnação.

O compromisso > Em Bodocó, o presidente da Câmara de Vereadores, Francisco Luiz Martins, e a assessora jurídica da Câmara, Tânia Pascoal Carvalho, firmaram Termo de Ajustamento de Conduta perante o Ministério Público de Pernambuco, assumindo o compromisso de adequar o Portal da Transparência da Casa Legislativa do município em um prazo de 30 dias. Com informações disponibilizadas de modo claro e de fácil acesso ao cidadão.

Alfinetadas > Os candidatos à prefeitura de Dormentes se enfrentaram em um debate na rádio Grande Rio FM de Petrolina, e trocaram farpas durante o programa. Os postulantes, Roniere Reis (Patriota) e Josimara Cavalcanti (PSB), apresentaram suas propostas e confrontaram os planos de governo. Apesar das alfinetadas e críticas um ao outro, nas redes sociais a mensagem era de, “vencemos o debate”, de ambos os lados.

Manchetão> Para o candidato a prefeito de Petrolina, Deomiro Santos, do Partido Verde, tem sido difícil manter um nome na disputa pelo cargo de vice na sua chapa. Ele apresentou, o terceiro após a desistência dos dois primeiros. Trata-se de Valdemir da Silva Santos, o Manchetão, que tem 60 anos e é fotógrafo. A assessoria do candidato informou que ele aceitou o convite imediatamente.

Veja também

Marta é campeã pela 1ª vez da liga americana com o Orlando Pride
futebol

Marta é campeã pela 1ª vez da liga americana com o Orlando Pride

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido
documentário

Esposa de Maurício Kubrusly explica por que topou filme que aborda diagnóstico de demência do marido

Newsletter