Uma eleição e uma morte inesperada
O ano político na cidade de Santa Terezinha (PE), no Sertão do Pajeú, acabou de forma inesperada. É que o prefeito Vanin de Danda, que também foi candidato à reeleição, faleceu no fim da última semana, vítima da Covid-19, fazendo com que a cidade abandonasse o clima de disputa e lamentasse a perda do líder político. Vanin disputou a reeleição ao lado de Jacinta de Souza Leite como vice na chapa.
Logo no início do período de campanha, o prefeito anunciou que estava contaminado com o novo coronavírus e decidiu fazer uma campanha mais silenciosa, que para muitos foi uma campanha “inexistente”. No final, saiu com 38,93% dos votos. Quem ganhou a eleição foi Delson Lustosa, do Podemos, com 57,23% da votação. Poucos dias após o resultado das urnas, a pior notícia: a piora no quadro de saúde.
Na última quarta-feira (18), o boletim médico já informava que a situação do prefeito era gravíssima. Coração, pulmões e rins haviam paralisado. Na noite da quinta-feira (19), o prefeito foi transferido para o Hospital Alfa, no Recife, onde a sua situação se agravou e ele veio a falecer, gerando comoção na cidade.
Com o fato inesperado, todas as articulações políticas perderam o ar de conflito. A transição de cargo para o novo prefeito eleito vai ficar por conta do atual vice, Aderivan Santos (Avante), que assume o cargo de gestor pelos próximos 40 dias que restam para o fim do ano.
Só depende de Marília > O ex-deputado estadual Odacy Amorim (PT), que perdeu as eleições municipais em Petrolina, ficando em terceiro lugar, ainda tem mais um resultado para aguardar. Caso a candidata do partido na capital, ganhe as eleições, ele poderá assumir a vaga na Câmara dos Deputados, já que é o primeiro suplente do Partido dos Trabalhadores.
A disputa > Passado o período das eleições municipais em Cabrobó (PE), agora a movimentação é para eleger o presidente da Câmara de Vereadores da cidade. Entre os principais nomes estão os três eleitos pelo PDT, partido que saiu das urnas com a maior bancada: Glênio, Paulo Gonçalves e o estreante Tinanan. Mas ainda tem o MDB e o Avante no páreo.
Causou revolta > No Araripe, uma nova promessa do governador Paulo Câmara (PSB) gerou revolta no coordenador geral da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social da região, Daniel Torres. A promessa foi recuperar a principal rodovia usada para o escoamento da produção de gesso do Araripe, a PE-630, que liga o município de Ipubi à BR-316, em Trindade. Daniel disse desconfiar do prazo para a licitação.
Os compromissos > Em Mirandiba (PE), o prefeito eleito Evaldo Bezerra (PSB) diz que vai acionar o Tribunal de Contas do Estado para fiscalizar as contas do município. Ele também falou sobre a necessidade de reduzir a máquina para honrar os compromissos, principalmente referente ao Fundo de Previdência, e criticou os adversários, dizendo que eles visam a “interesses próprios”.