Logo Folha de Pernambuco

União dos Coelhos em torno de Raquel pode não se repetir em 2024

A candidata ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), conseguiu um feito inimaginável depois das rusgas pesadíssimas há pouquíssimo tempo: uniu os Coelhos em Petrolina na grande caminhada que promoveu na principal cidade do Sertão. De um lado Guilherme Coelho (PSDB), que foi o candidato a senador de Raquel, mais votado na cidade, mas ofereceu à sua candidata menos de 5 mil votos na eleição do primeiro turno.

Do outro lado, o time do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) completo, com os deputados Fernando Filho (UB), Antonio Coelho (UB), o ex-prefeito Miguel Coelho (UB), o prefeito Simão Durando (UB) e uma penca de apoiadores.

Todos estiveram lado a lado, sorridentes e confiantes, sem o clima hostil que se viu ainda nesta campanha eleitoral. Não havia qualquer bandeira de Lula ou Bolsonaro, mas teve lugar para Gonzaga Patriota e Lucas Ramos, na dissidência do PSB. Se todos estiveram juntos agora, estarão separadíssimos nas próximas eleições municipais, que já começam na segunda que vem, depois das eleições de governador e presidente.

Pelo lado dos Coelhos estará Simão Durando, prefeito no cargo e na vontade de querer permanecer. Do outro lado uma oposição esfacelada, que vai tentar virar a fênix renascida em um pleito complicado pela ‘Torre de Babel’ que se transformou.

Existe ainda um movimento embrionário de nascimento de uma terceira via, que enxerga que essa é a hora certa de acontecer. Essa movimentação já ganha reuniões animadas e nomes começarão a ganhar projeção. Na política funciona assim.

É isso aí.

Nada de partido

Não foi apenas a prefeita de Serra Talhada, Sertão Central, Márcia Conrado, que é petista, que não atendeu a resolução do partido e preferiu apoiar Raquel Lyra (PSDB), ao invés de Marília Arraes (SD). Dois vereadores do Partido dos Trabalhadores da cidade também preferiram votar em Raquel: Manoel Enfermeiro e Rosimério de Cuca. Os dois são da base de governo de Márcia e, pelo jeito, acham melhor seguir a prefeita que o partido.

Na defesa

O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) tem acompanhado o deputado federal Danilo Cabral (PSB) em sua caminhada pelo interior do Estado. Em Sertânia (Sertão do Moxotó), o deputado lamentou a falta de êxito de Danilo na luta pelo governo do Estado. “Danilo era o candidato mais preparado. Estamos perdendo muito em não tê-lo no segundo turno, mas a vontade do povo é soberana. Aprendi muito nessa caminhada, Danilo fez uma campanha super alegre, com a cara dele, íntegra, sem ataques. Danilo é importante e grande”, disse Diogo Moraes.

Na estrada

Herdeiro político do irmão, Sebastião Oliveira (Avante), se elegendo como deputado federal com 141.386 votos, Waldemar Oliveira (Avante) continua percorrendo o Estado para agradecer os votos recebidos, e na luta pela eleição de Marilia Arraes (SD) e seu irmão, que compõe a vice na chapa majoritária. Waldemar se mostra otimista e acha que dá para virar o jogo.

Veja também

Alvo de processo de cassação, Glauber Braga chora ao anunciar renúncia em comissão da Câmara
Câmara dos Deputados

Alvo de processo de cassação, Glauber Braga chora ao anunciar renúncia em comissão da Câmara

Pacheco diz que pacote fiscal será prioridade nas próximas três semanas
senado

Pacheco diz que pacote fiscal será prioridade nas próximas três semanas

Newsletter