Vereador de Petrolina tem prisão temporária decretada
Petrolina e o Sertão pararam ontem com a notícia da decisão judicial que mandava a Polícia Civil cumprir mandados dentro da Operação ‘Romani’. Delegados da força-tarefa da PCPE foram designados especialmente para a operação, que cumpriu seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão, pela qual o vereador de Petrolina Gaturiano Cigano foi preso mais uma vez.
Além dele, dois assessores e dois policiais militares foram presos.
A investigação foi iniciada em fevereiro de 2022, com o objetivo de identificar e desarticular uma organização criminosa voltada à prática dos crimes de homicídio qualificado tentado, dano qualificado, receptação dolosa e crimes previstos no Estatuto do Desarmamento.
Por meio de nota, a presidência da Câmara de Vereadores de Petrolina ressaltou não ter sido notificada oficialmente sobre os fatos e nomes, sendo que, através do noticiado de forma preliminar, não há assessores parlamentares vinculados ao quadro de servidores relacionados a essa prisão. “Diante disso, esta Câmara Municipal reafirma que seguirá os ditames da Lei Orgânica e do Regimento Interno”, encerrou a nota.
Já Marcílio Rubens Gomes Barbosa, advogado de defesa de Gaturiano, informou que se trata de uma prisão temporária de 30 dias, e que o Juízo da Comarca de Mirandiba ainda não concedeu acesso aos autos processuais.
Na pegada
Só no último fim de semana, Maria Arraes (SD), candidata a deputada federal, cumpriu agendas nos municípios de Vitória de Santão, Caruaru, Taquaritinga do Norte, Bom Jardim e Gravatá. No próximo fim de semana, o giro é pelo Sertão do Estado.
Pra que lado ir?
Por todo o Interior, partidários do PROS foram pegos de surpresa com a notícia que o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) determinou válida a convenção da legenda, que tem o ex-deputado e atual presidente da Ceasa, Bruno Rodrigues, como presidente, realizada no último dia 5 de agosto. Foi considerada, portanto, inválida a convenção que pretendia dar apoio à candidata Marília Arraes (SD). Dessa forma, está confirmado o apoio do partido ao adversário de Marília, Danilo Cabral (PSB). Ocorre que, quem segue o partido pelos municípios, ficou perdido na estrada.
Mais um
Candidato a deputado federal, Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, comemorou o apoio do prefeito de Jupi, no Agreste, Marcos Patriota. Bivar já conta com a parceria dos prefeitos Josafá Almeida (São Caetano), Raimundo Pimentel (Araripina), Eduardo Honório (Goiana) e Flávio Gadêlha (Abreu e Lima). O ex-prefeito de Escada, Lucrécio Gomes, também está no time do presidente.
Tem que ser na regra
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou aos prefeitos e aos presidentes das Câmaras Municipais de Camocim de São Félix, Sairé e São Joaquim do Monte, que se abstenham de praticar uma série de condutas vedadas pela legislação eleitoral. A lista é a de sempre, a exemplo de não ceder ou usar, em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes à administração direta ou indireta da União, Estados ou municípios. O MPPE recomendou ainda aos gestores não aumentar gastos com publicidade em relação à média mensal dos últimos três anos e não contratarem shows artísticos com recursos públicos na realização de inaugurações.