Vereadora na luta por mais direito e proteção para as mulheres
No Recife, a Câmara Municipal vota hoje o chamado ‘Protocolo Violeta’, um projeto de lei (PLO 106/2021) da vereadora Cida Pedrosa (PCdoB), em parceria com Andreza Romero (Podemos), que pretende criar uma rede de combate ao assédio no Recife. O documento, que é inspirado no ‘Protocolo No Callem’, da cidade de Barcelona, na Espanha, que embasou a prisão do jogador Daniel Alves por estupro, prevê que funcionários de bares, casas noturnas e outros estabelecimentos da cidade sejam capacitados para prevenir e combater o assédio, e ainda promover o acolhimento de pessoas em situação de violência.
A vereadora diz que proposta tem como base principal a garantia da privacidade a quem denuncia, a atenção e o respeito. Pelo teor do texto, os estabelecimentos devem adotar medidas de prevenção, acolhimento e denúncia de casos de violência contra as mulheres e a importunação sexual, além de estabelecer multa por descumprimento das ações previstas.
“Combater a violência contra a mulher é um dever de toda a sociedade. É fundamental que as pessoas que trabalham em bares, restaurantes, casas de festa estejam habilitadas para lidar com casos de agressão e que possam auxiliar as autoridades competentes, seja denunciando ou acolhendo, a combaterem esses crimes”, completou a vereadora Cida Pedrosa.
Para o projeto ser apreciado com rapidez, foi necessária uma campanha virtual que reuniu centenas de mulheres e entidades feministas.
Prefeito perseguido
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), sofreu duras críticas desferidas pelo prefeito de Sertânia (Sertão Central), Ângelo Ferreira (PSB). Em entrevista à emissora de rádio do ex-deputado Gonzaga Patriota, e demonstrando muito nervosismo e irritação, Ferreira afirmou que até o momento a tucana “não disse a que veio” e que “está deixando o governo de Pernambuco desorganizado”. O chefe do Executivo Municipal ainda chamou Raquel de “perseguidora”. “Sertânia, nestes quatro meses de governo de Raquel, só perdeu. Não sabia que ela era tão perseguidora. É uma sanha de perseguição. Eles esculhambaram o Estado. Até agora, com quatro meses de governo, não disse a que veio. Não tem contribuído para nada em Pernambuco “, esbravejou Ângelo.
O assessor liberado
Em Caruaru (Agreste), o ex-assessor parlamentar da vereadora Kátia das Rendeiras, Mateus Lúcio, foi liberado da penitenciária Juiz Plácido de Souza, onde estava preso desde o dia 1º de março, quando foi realizada a Operação ‘Primus’. Ele e a vereadora foram acusados e presos pela prática de rachadinha. Agora, Mateus terá que usar tornozeleira eletrônica. Caso consiga um trabalho, poderá sair para trabalhar durante o dia, precisando se recolher à noite. E aos sábados, domingos e feriados, os dois precisarão ficar em casa.
Luto
Em Garanhuns (Agreste), a notícia que chocou no fim de semana foi o falecimento do secretário de Turismo do município, Givaldo Calado de Freitas. O prefeito Sivaldo Albino (PSB) decretou luto oficial de sete dias no município.