Logo Folha de Pernambuco

Vereadores de Serra Talhada lutam pela presidência da Câmara

Passadas as eleições de 15 de novembro, que elegeram os novos prefeitos para o próximo quadriênio, a disputa que anda pegando fogo nas cidades do Sertão, é pela cadeira da presidência da Câmara de Vereadores. Em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, o prefeito Luciano Duque (PT), precisou arrumar as malas de volta, para tentar acalmar o processo. Duque tinha ido para a capital oferecer ajuda na campanha da petista Marília Arraes.

Cinco vereadores já brigam pela presidência do Legislativo: Zé Raimundo, André Maio, Agenor Melo, Manoel Enfermeiro e Ronaldo de Dja, todos pertencem ao grupo governista da nova prefeita eleita, Márcia Conrado (PT). E o clima de acirramento só aumentou depois que todos já admitiram que estão no páreo e não vão abrir mão da disputa. Na intenção de evitar maiores conflitos, o prefeito Luciano Duque, disse que vai se reunir com os vereadores para dar uma espécie de ‘freio de arrumação’ no processo. “A nossa ideia é dialogar, acalmar o processo”, declarou.

No entanto, embora a oposição seja minoria, ela não parece que vai deixar a disputa só entre os governistas e também vai querer ter voz no andamento da decisão. “O povo deu um recado de renovação. Deveríamos  nos unir agora”, disse o vereador eleito André Terto, defendendo que o nome do presidente seja escolhido entre os novatos. Pelo visto esse imbróglio está longe do fim e vai ser mais uma confusão para Duque tentar resolver.

Respondeu > Após as provocações do prefeito eleito de Salgueiro, Marcones Sá (PSB), que disse duvidar que Clebel Cordeiro (PMDB), derrotado nas eleições do último dia 15, fosse terminar as obras iniciadas e deixar dinheiro em caixa. Clebel garantiu que entregará o caixa da prefeitura com pelo menos R$ 60 milhões e que vai concluir a maioria das obras antes de terminar o mandato. 

Concurso retomado > No município de Poção, no Agreste, o prefeito Emerson Cordeiro (MDB), assinou decreto para retomada do calendário do concurso público municipal. O decreto municipal foi assinado no dia 19 de novembro, ficando estabelecidas as novas datas, para que sejam tomadas providência, como entrega e análise de documentos e divulgação de resultados. 

Novas medidas > O prefeito reeleito em Sertânia, Ângelo Ferreira (PSB) decretou uma lista com  novas medidas restritivas em virtude do aumento dos casos do novo coronavírus na cidade. De acordo com o gestor, a medida  tem como objetivo evitar o aumento de casos  da doença e o agravamento do sistema de saúde pública do município. As medidas temporárias descritas no decreto passam a contar a partir de amanhã (27) e valem por 20 dias.

Sete a zero > Em Pesqueira, o Cacique Marquinhos, do Republicanos, que ganhou as eleições para prefeito este ano e está aguardando decisão da Justiça Eleitoral para ter a confirmação se assumirá ou não o executivo, teve os embargos impostos pela defesa negados por 7x0 no Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. Sendo assim, a decisão caberá ao Tribunal Superior Eleitoral em Brasília. O julgamento ainda não tem data marcada, o clima da cidade é de incerteza.

Veja também

Newsletter