Vereadores presos no Sertão assustam Interior e acendem alerta em outros municípios
Gerou muita repercussão no Interior do Estado o fato de a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) ter prendido dois vereadores da cidade de Santa Terezinha, no Sertão do Pajeú, na manhã de ontem (10), durante a Operação ‘Conluio’. Os dois parlamentares foram presos pelos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva e fraude à licitação.
Os presos foram o ex-presidente da Câmara de Vereadores, Adalberto Gonçalves de Brito Júnior, conhecido como Doutor Júnior, e o vereador Manoel Grampão. Uma terceira pessoa também foi presa, mas não teve o seu nome revelado. Todos foram encaminhados até a delegacia da cidade de Afogados da Ingazeira, também no Pajeú.
Foi ainda levada à delegacia a tesoureira da casa legislativa, identificada como Gorete Soares. Outras buscas foram realizadas na Câmara e Prefeitura local. O atual presidente, Neguinho de Danda, forneceu os documentos solicitados, especialmente na área de licitações.
Foram cumpridos ainda nove mandados de busca e apreensão domiciliar, todos expedidos pelo Juízo da 2ª Vara da Comarca de São José do Egito.
De acordo com a PCPE, a investigação foi iniciada em setembro de 2021. Na execução da operação foram empregados 70 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Outros detalhes da operação serão divulgados pela PCPE.
Por todo o interior o fato gerou uma inquietação grande entre os políticos. Quem tem teto de vidro pode estar tremendo até agora, e não apenas em Santa Terezinha. Outros municípios da região também podem estar envolvidos no mesmo esquema.
A aposta em Condado
Considerado grande liderança na Zona da Mata de Pernambuco, o empresário Albino Silva filiou-se na última segunda-feira (8) ao Partido Progressistas (PP). Albino é pré-candidato a prefeito de Condado, onde já disputou o último pleito municipal e obteve 30,09% dos votos válidos na cidade, contra 36,44% do atual gestor, Antonio Cassiano, que na época era candidato à reeleição. A filiação de Albino foi realizada na noite de segunda, na sede do PP, com a presença do presidente estadual da legenda, deputado Eduardo da Fonte, e o filho dele, Lula da Fonte. “Nós temos uma liderança consolidada na nossa região e o resultado da última eleição, que deixou a cidade bem dividida, indica que o povo de Condado quer mudança. Precisamos garantir políticas públicas de desenvolvimento, com mais educação, saúde, infraestrutura e segurança para nosso povo. E fico muito feliz em saber que fomos recebidos de portas abertas no PP, uma das principais legendas do nosso Estado, e que teremos o apoio do presidente Eduardo da Fonte“, afirmou, após a filiação.
Com aliados
O deputado federal Fernando Filho (UB) recebeu em seu gabinete, em Brasília (DF), os prefeitos Danilson Gonzaga (Feira Nova) e Antonio Cassiano (Condado). Campeão de votos no Sertão nas eleições do ano passado, o que o ajudou a se posicionar entre os cinco parlamentares federais mais bem votados de Pernambuco, ele quer aumentar ainda mais esse desempenho ampliando seu leque de aliados. “É sempre com muita alegria que recebo os prefeitos em meu gabinete para tratarmos de demandas que garantem melhorias para a população e desenvolvimento para todo o Estado“, afirmou Fernando Filho.