Vitória em julgamento
A corrida eleitoral em Goiana, município da Região Metropolitana do Recife, promete novos capítulos nesta quinta-feira (5). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai decidir sobre a possível impugnação de candidatura nas eleições de 2024, do prefeito da cidade, Eduardo Honório (União Brasil), que ganhou a eleição novamente após o cargo após ficar sub júdice pela alegação de tentar um terceiro mandato consecutivo. A situação, que vem se arrastando desde o início da campanha, chega ao seu ápice. A decisão do TSE será crucial para o futuro político de Honório e o cenário político local.
O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou a recusa do recurso apresentado pelo prefeito, que mesmo sub júdice, teve maioria dos votos válidos, alcançando mais de 50% a frente da oposição. Caso a decisão do TSE seja manter o impedimento da posse de Honório, Goiana precisará voltar às urnas para escolher um novo prefeito.
A espera pela decisão do TSE tem gerado especulações entre eleitores e políticos da região. Se a candidatura for aprovada, Honório volta a prefeitura de Goiana, validando os 78,16% dos votos conquistados. Se o julgamento for desfavorável, os planos do prefeito serão adiados por, no mínimo, quatro anos, obrigando-o a reconsiderar seus próximos passos.
A decisão do TSE será um divisor de águas para o futuro político de Goiana, podendo mexer com o tabuleiro político local e reconfigurar alianças e expectativas, reflexo da dinâmica das eleições municipais, onde os tribunais frequentemente se tornam protagonistas de um jogo que vai muito além das urnas.
Apoio estratégico
O deputado estadual Antonio Coelho, que deixou temporariamente o cargo de secretário de Turismo e Lazer do Recife para votar na eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), utilizou as redes sociais para reafirmar seu apoio ao recém-eleito primeiro-secretário Francismar Pontes, reforçando o compromisso de ambos com o avanço político e social do Pernambuco.
Por mais recursos
Com o objetivo melhorar a infraestrutura da localidade, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE) encaminhou à governadora Raquel Lyra um ofício pedindo a estadualização e a pavimentação de uma estrada vicinal em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. A via, com aproximadamente 18 km, conecta o entroncamento da BR-104 à comunidade de Jerimum e segue até a divisa com Santa Cruz do Capibaribe.
As mudanças
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), encaminhou à Câmara de Vereadores, um Projeto de Lei Complementar (PLC) que propõe a reestruturação da administração direta e indireta do município. A proposta prevê a criação de 10 secretarias municipais, duas delas inéditas, além de 31 secretarias executivas e o Gabinete da Vice-prefeita.