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Como lidar com uma avaliação de desempenho negativa?

Algumas dicas importantes podem ajudar o profissional a lidar melhor com esse momento

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Recebi do meu gestor, de forma respeitosa, o retorno sobre minha atuação profissional e me surpreendi com uma avaliação de desempenho negativa. Como lidar com esta situação da melhor forma?

O retorno de uma avaliação de desempenho deve ser visto como um espaço para dialogar e conhecer a visão do outro sobre a nossa atuação, já que no dia a dia acabamos não percebendo alguns pontos em que precisamos melhorar. O feedback, quando bem realizado, é também uma valiosa ferramenta de gestão de pessoas e, mesmo quando negativo, não deve ser visto como algo desfavorável para quem o recebe. Pelo contrário, o objetivo é ajudar o profissional a crescer e melhorar.

Porém, muitas vezes, quando se trata de uma avaliação pouco positiva, as pessoas tendem a resistir e costumam ter mais dificuldade em aceitar a visão do outro. Então, afinal, como fazer para que este momento do retorno possa ser bem aproveitado e obtenha os resultados a que se pretende?

Algumas dicas importantes podem ajudar o profissional a lidar melhor com esse momento:

1 Escute até o fim o que o seu gestor tem a dizer ou leia atentamente a avaliação que lhe foi entregue. Caso tenha dúvidas sobre algum aspecto ou precise de mais informações, não hesite em perguntar. Neste momento, o importante é compreender com clareza os pontos que precisam ser desenvolvidos.

 2  Mesmo se não concordar com alguns pontos da avaliação, evite adotar uma postura defensiva, tente entender melhor o que as pessoas estão percebendo, solicite exemplos e fatos que possam evidenciar o que está sendo colocado. Estar aberto às críticas é condição primeira para conseguir mudar e melhorar efetivamente.

3 Se necessário, peça um tempo para refletir sobre o que foi dito e processar a avaliação, solicitando uma nova conversa em um segundo momento.

E para auxiliar no projeto de mudança, construa, em conjunto com o seu superior imediato, um plano de aperfeiçoamento que contenha alternativas práticas para melhorar seu desempenho. Este momento pode também ser uma oportunidade de pedir sugestões de como agir diferente e, assim, alcançar melhores resultados.

Por fim, perceba o feedback como uma ferramenta importante tanto para o desenvolvimento da empresa quanto para o profissional. Logo, se você tem o privilégio de recebê-lo (porque nem todos possuem), encare-o como uma oportunidade para aprender mais e melhorar resultados.

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