Relacionamento amoroso é permitido nas empresas?
A cultura organizacional da empresa é um dos fatores que influenciam na decisão.
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O que leva os gestores a aceitar ou reprovar relacionamentos amorosos dentro da organização? Qual é a regra para permitir ou proibir?
Em muitas empresas, a questão do relacionamento amoroso entre colegas de trabalho ainda é um tabu. Algumas delas, por receio de que a relação impacte nos resultados ou aumentem os conflitos, desencorajam explicitamente esse tipo de relação em suas normas internas. Mas será que esta é realmente a melhor forma de lidar com a situação? Portanto, quando surgir um relacionamento, é importante conhecer as normas e a política da empresa.
Este é um tema polêmico e ainda existem muitas organizações que não têm uma política definida, nem querem discutir sobre o assunto. Porém, sabemos que o relacionamento entre profissionais que convivem diariamente e desenvolvem afinidades é algo muito possível de acontecer e difícil de controlar. Por isso, a recomendação é que existam regras claras com relação à conduta que é esperada –profissionalismo é fundamental.
Além disso, é essencial que seja mantido um canal aberto de comunicação. Ao surgir um relacionamento entre colegas de trabalho, cabe ao gestor imediato conversar abertamente sobre os cuidados que eles devem ter com a postura profissional.
Confira o vídeo de Georgina Santos, consultora empresarial e sócia da TGI Consultoria, sobre o tema.