Logo Folha de Pernambuco

Alckmin: taxação de 35% ‘em defesa do emprego’ será progressiva; confira a coluna deste sábado (02)

“O seu dinheiro de contribuinte sendo empregado no desgoverno”
Deputado Luiz Lima (PL-RJ) sobre gastança de Lula mundo afora em hotéis de alto luxo

Alckmin: taxação de 35% ‘em defesa do emprego’ será progressiva
O presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério da Indústria e Comércio, confirmou ontem a esta coluna que o governo elabora decreto com aumento de impostos de importação de veículos elétricos e híbridos, mas explicou que os 35% serão aplicados plenamente entre 2026 e 2028, e mesmo assim para as marcas que não investirem em fábricas no Brasil. “A ideia é preservar os empregos dos brasileiros na indústria e estimular o investimento”, disse.

Todos estão incluídos
A portaria contempla modelos híbridos e elétricos, sejam plugins ou não. Elétricos de transporte merecerão tratamento diferenciado.

Imposto progressivo
Alckmin explicou que os híbridos terão 15% de aumento no imposto já em janeiro, passando a 25% em 2024, 30% em 2025 e 35% em 2027.

Elétricos pagarão menos
Já os carros exclusivamente elétricos sofrerão taxação adicional de 10% em janeiro de 2024, com ajustes anuais até alcançar os 35% em 4 anos.

Ganha quem investir
As marcas que investirem em fábricas no Brasil não sofrerão aumento nos impostos e as demais terão quotas de importação com tarifa zero.

Lula prega lorota ambiental que seu governo ignora
O presidente Lula (PT) parece ter chegado de outro planeta à conferência do clima COP28, em Dubai, com um discursa em que cobrou o cumprimento de promessa de países desenvolvidos de transferir dinheiro para ajudar os subdesenvolvidos a protegerem florestas etc. Lula ignorou, em sua fala, as várias crises econômicas, incluindo a mais recente, provocada pela pandemia. De quebra, o brasileiro ainda deu show de hipocrisia, com práticas bem distantes do seu discurso.

Viva a hipocrisia
Lula atacava combustíveis fósseis enquanto na mesma COP28 o ministro de Minas e Energia anunciava orgulhoso o Brasil... na Opep.

Petrobras, a obsessão
A teoria na prática é outra: Lula tem paixão pela riqueza de combustíveis fósseis, como mostram o “petrolão” e atual aparelhamento da estatal.

Só conversa mole
Lula jurava na COP “redução drástica na destruição”, mas, com a fumaça sobre Manaus como testemunha, a floresta bate recordes de incêndios.

Cercadinho do STF
Como de hábito, o presidente do STF, Luis Roberto Barroso, usou o início da sessão para anúncios e esclarecimentos públicos, desta vez sobre a decisão que prevê punir a imprensa por falas de entrevistados.

Diploma no lixo
Ministros do STF agora alegam que defendem a “imprensa profissional”, entretanto, há alguns anos o próprio STF derrubou a exigência da qualificação do diploma para o exercício da profissão de jornalista.

Poder do G20 é virtual
O G20 foi criado como uma resposta à “crise dos tigres asiáticos” e servir como um fórum de discussões para ministros da Economia de cada país-membro debater planos e estratégias. Poder, que é bom, nada.

Fábrica de feriados
A Câmara aprovou projeto que declara o dia 20 de novembro feriado nacional, no Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Como 15 de novembro também é feriado, vai dar para enforcar a semana.

Lacrolândia com besteirol
O projeto de senador do PT na Comissão de Direitos Humanos que quer redação sobre “igualdade de homens e mulheres no trânsito” como pré-requisito para a CNH, não explica quem vai criar e corrigir as provas.

PT guloso
O PT do Ceará deve receber o presidente da Assembleia, Evandro Leitão, que está de saída do PDT, e também será o destino da maior parte dos infiéis do partido de Ciro Gomes.

Esquerda em chamas
A última pesquisa nacional Rassmussen nos EUA, divulgada na sexta (1º) aponta que o presidente Joe Biden tem rejeição de 53% e só 44% de aprovação. A média das pesquisas de novembro está 55,5% a 40,5%.

Longa guerra
Relato do comando militar de Israel publicado pelo jornal Financial Times revelou que o plano israelense é continuar a ofensiva contra terroristas do grupo Hamas até, pelo menos, os primeiros meses de 2024.

Pensando bem...
...COP e Opep, tudo a ver.

PODER SEM PUDOR
Impaciência com senso de humor

Certa vez, na Comissão de Constituição e Justiça, o senador Benedito de Lira (PP-AL) lia seu parecer sobre o projeto de reforma administrativa que se discutia na ocasião, quando, impaciente, o sergipano Antonio Carlos Valadares (PSB) pediu pressa. Lira teve aquela dificuldade frequente de passar as páginas com a mão ressecada. Não teve dúvidas: enfiou o dedo no copo de água à sua frente e folheou o documento sem problemas. Valadares pediu: “Agora leia só a última página!” Não foi atendido, o assunto era sério demais.


___
Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br


As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Fliporto, no Mercado Eufrasio Barbosa, em Olinda, debate obra do músico Chico Science
festival de literatura

Fliporto, no Mercado Eufrasio Barbosa, em Olinda, debate obra do músico Chico Science

Lula tem reunião bilateral fora da agenda com prefeita de Paris
Lula

Lula tem reunião bilateral fora da agenda com prefeita de Paris

Newsletter