Logo Folha de Pernambuco

Desmatamento na Amazônia cresceu 51% em setembro; confira a coluna desta terça (17)

“Ver o ódio das pessoas contra Israel revolta, dá medo”
Aline Szewkies, youtuber brasileira, desabafando contra o antissemitismo em seu canal

Desmatamento na Amazônia cresceu 51% em setembro
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontam que o desmatamento na região amazônica cresceu 51,1% em relação a agosto. A plataforma TerraBrasilis registra 26,3 mil focos de destruição. Em agosto foram 17,4 mil focos. O Inpe considera desmatamento e queimada. Setembro já é o mês de maior devastação do ano e tem a sétima pior marca de toda a série histórica do instituto. O Pará segue como o Estado que mais desmatou, responde por 35,5% da devastação.

Triste ranking
O Amazonas recebe a prata no ranking de desmatamento, responde por 18,4% do total. Em terceiro está Mato Grosso, com 18,2%.

Recorde
Setembro também registra um lamentável recorde: foi o mês em que houve maior desmatamento de vegetação primária, com 10,4 mil focos.

Motosserra
Entre janeiro e agosto, foram registrados 29,8 mil focos de desmatamento, próximo aos 26,3 mil focos de setembro.

422,6 mil focos
A plataforma TerraBrasilis começou a registrar a destruição em agosto de 2019. Desde então, são 422.661 focos de desmatamento até agora.

Governo rebatiza grupo terrorista de ‘movimento’
O contorcionismo ideológico do governo Lula e do PT rebatizou de “movimento” o grupo terrorista Hamas, apesar de haver executado três brasileiros – o gaúcho Ranani Glazer, de 24 anos, e as cariocas Bruna Valeanu, 24, e Karla Stelzer, 42, três dos 260 assassinados porque se divertiam em uma festa rave. Isso sem contar centenas de adolescentes e idosos, e até crianças, todos fuzilados ou sequestrados. Covardes, por serem terroristas, perseguiram e mataram apenas civis desarmados.

‘Soldados’ do mal
Políticos e jornalistas sob influência do governo Lula também chamam os terroristas do Hamas de “combatentes” e até mesmo de “soldados”.

Passando pano
No esforço de “passar pano” nos terroristas, até veículos de mídia no Brasil já nem mencionam o começo de tudo: as atrocidades do dia 7.

Tropa do ódio
Omitir as atrocidades do Hamas dez dias depois de cometidas é uma estratégia para escondê-las e retomar o discurso de ódio contra Israel.

O papelão de Lula
Político incapaz de um gesto generoso, como telefonar às famílias dos brasileiros executados, o presidente Lula (PT) sinalizou mais uma vez que deve solidariedade aos terroristas do Hamas e não às vítimas.  

Posição vergonhosa 
Eduardo Ribeiro, presidente do Novo, diz que a nota do PT, cheia de mentiras e palavras de ordem, legitima a ação terrorista do Hamas. Para ele, o silêncio do PT “seria menos vergonhoso”.

Mais três anos
Políticos liberais repercutiram a vitória da direita no Equador com Daniel Noboa. A deputada Rosangela Moro (União-PR) celebrou, “novos ventos na América Latina” e seguiu “por aqui nos resta resistir mais três anos”.

Impeachment
O deputado Felipe Camozzato (Novo) protocolou o impeachment de Luciana (Psol) por apologia ao terrorismo, xenofobia e antissemitismo, mesmo sendo neta de judia. “Quebrou o decoro”, aponta Camozzato.

Sem curva aguda
Para o economista Felipe Salto, ex-secretário da Fazenda do governo de São Paulo, “não é recomendável reduzir o ritmo de queda da meta-Selic” dadas as previsões para a inflação no médio e longo prazo.

Alta autoridade
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que visitou Tel-Aviv, disse que “Israel tem o direito de se defender” e que “não há justificativa para os atos hediondos de terror do Hamas”.

Liberté, mas...
Após as manifestações favoráveis ao Hamas, o governo da França anunciou que estrangeiros flagrados em atos de apoio a terroristas ou manifestações antissemitas serão “imediatamente deportados” 

Linha na areia
O governo de Israel avalia uma ordem executiva para o gabinete de guerra expulsar a rede de TV Al-Jazeera, que é bancada pelo governo do Catar, francamente pró-terroristas do Hamas.

Pensando bem...
...conversar com Maduro sobre “eleições na Venezuela” é pior que fake news.

PODER SEM PUDOR
Cumplicidade cavalar

O presidente nacional da OAB, Roberto Busato, concedia entrevista ao Canal Rural, certa vez, quando a repórter indagou se ele acreditava que o então presidente Lula 1 sabia do mensalão e das estrepolias do ex-ministro José Dirceu (PT-SP). Depois de observar que Lula e Dirceu eram “carne e unha”, sacou um ditado de antigos fazendeiros do Sul, onde nasceu, para reforçar sua avaliação de que o presidente sempre soube do esquema de corrupção: “Cavalo se coça com cavalo...”


___
Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br


As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin
OPERAÇÃO CONTRAGOLPE

Inquérito do golpe traz ''fatos graves'', mas democracia ''é maior do que isso tudo'', diz Fachin

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano
Futebol

Preparação física projeta elenco do Náutico "90% apto" já no início do Pernambucano

Newsletter