Logo Folha de Pernambuco

Eleitor não aguenta mais lacração, afirma vice do DF; confira a coluna desta quarta (30)

“Voltamos à estaca zero”
Deputada Bia Kicis (PL-DF) sobre manobra contra o projeto da anistia da CCJ

Eleitor não aguenta mais lacração, afirma vice do DF

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), aponta como um dos fatores da ampla derrota das esquerdas, nas eleições municipais, o excesso de lacração no discurso envelhecido de políticos do PT e seus puxadinhos. Durante entrevista ao podcast Diário do Poder, após apoiar a campanha no entorno do DF ao lado da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Celina disse que o brasileiro hoje quer discutir economia, emprego, prosperidade pessoal “e a democracia que nós queremos”.

Experiência fala alto
Trabalhando para consolidar candidatura ao governo do DF em 2026, ela elogia o juízo crítico de brasileiros que reelegeram 80% dos prefeitos.

Fiascos na esquerda
“Governo de esquerda aqui (no DF) nunca funcionou”, disse Celina, em referência às gestões muito mal avaliadas do PT e PSB na capital.

União é chave
Para a vice-governadora, o caminho para a direita voltar ao poder em 2026 é a união ou federalização dos partidos desse campo ideológico.

Senador Ibaneis
Celina não desperdiçou chances de reafirmar lealdade a Ibaneis Rocha (MDB), atual governador, na esperança de vê-lo eleito senador em 2026.

Anúncio de apoio a sucessor de Lira divide o PT
Facções do PT divergem sobre a oficialização de apoio ao sucessor do deputado Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara. O problema é que o partido e seus puxadinhos somam cerca de cem votos em 513. Parte dos petistas defende apoio imediato a Hugo Motta (Rep-PB) como forma de garantir cargo na mesa diretora. Outra banda do PT quer valorizar o apoio, definindo-o em janeiro, enquanto dialoga com Antônio Brito (PSD-BA) e Elmar Nascimento (União-BA), ainda na disputa. 

É o que tem
Dos que estão no páreo, Motta tem chance maior de apoio do PT. Até a irascível Gleisi Hoffmann, presidente do partido, já aceita a ideia.

Plantação
A imprensa amiga até citou Gleisi como possível ministra do TCU na costura pelo apoio do partido. Petistas dizem que não há esse risco. 

Em jogo
Fechando com Motta, o PT deve ficar sem a vice-presidência da Câmara, prometida ao PL. Já Brito e Elmar oferecem esse cargo ao partido.

Anistia é prioridade
A presidente da CCJ da Câmara, Carol De Toni (PL-SC), disse à coluna que não desistiu de ver o projeto da anistia aprovado: “é uma prioridade para mim e para tantos brasileiros que anseiam a liberdade e a justiça”.

O Brasil voltou
Dias depois de a Lava Jato condenar no Peru o ex-presidente Alejandro Toledo a 22 de cadeia por aceitar suborno, o STF descondena José Dirceu, mais um sentenciado por corrupção e outras ladroagens.

Explica aí
Ainda sem nada entregar, Macaé Evaristo foi chamada à Câmara para explicar os planos do ministério dos Direitos Humanos, que parece à deriva. A iniciativa foi da deputada Rosângela Moro (União-SP).

Pimenta se trumbica
Vice-líder de Lula na Câmara, Reginaldo Lopes (PT-MG) aumentou fritura de Paulo Pimenta, ministro da propaganda de Lula. O deputado já diz abertamente que “o governo erra muito na comunicação”.

Avenida Brasil
Representante da TV do Lula diz que sua super-novela não irá consumir os noticiados R$ 110 milhões e que outros projetos serão contemplados. E nega ligação ao PT como condição para contratar os artistas.

Bajulador emérito
Chanceler de fato, Celso Amorim admitiu “mal-estar” com a Venezuela, cujo ditador bajula. O homem da política externa se prestou ao papelão de fazer o Brasil passar pano para a fraude na “reeleição” do ditador.

Bolsonaro 2026
Ciro Nogueira (PP-PI) defende Jair Bolsonaro como figura central nas eleições presidenciais de 2026. Diz que não terá apoio dele a eventual candidatura de Tarcísio de Freitas (Rep) escanteando o ex-presidente.

Parece piada
Com uma infinidade de problemas no País necessitando de atenção, o deputado Reginaldo Veras (PV-DF) quer o Congresso dando expediente para conceder título de cidadão ao cantor gringo Bruno Mars.

Pensando bem
…o Índice Picanha atingiu as mínimas, para o governo Lula.

PODER SEM PUDOR
Como convém

O juiz de Monte Aprazível (SP) era Plínio Barbosa quando chegou à comarca um jovem promotor, formado havia pouco tempo. “Doutor juiz, devo requerer em pé ou sentado?”, perguntou o jovem, logo na primeira audiência, cheio de cerimônia. O juiz puxou papo: “Você se formou onde, meu filho?” O rapaz explicou que o MEC havia fechado sua faculdade. Reza a lenda que a resposta do magistrado foi devastadora: “Então requeira de cócoras.”


___
Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br
___
As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Bolsas da Europa operam em baixa após Rússia disparar poderoso míssil contra Ucrânia
GUERRA NA UCRÂNIA

Bolsas da Europa operam em baixa após Rússia disparar poderoso míssil contra Ucrânia

Defesa de Cid diz que ele está "tranquilo" diante de depoimento a Moraes, esta quinta (21)
INVESTIGAÇÃO

Defesa de Cid diz que ele está "tranquilo" diante de depoimento a Moraes: "Vai esclarecer o que a PF pretende"

Newsletter