Logo Folha de Pernambuco

EUA nivelam Brasil ao Afeganistão em insegurança; confira a coluna desta quinta (18)

“Será o país da inclusão ou da ilusão?”
Amália Barros (PL-MT) após Lula vetar garantia de centros de referência para autistas

EUA nivelam Brasil ao Afeganistão em insegurança
O Departamento de Estado do governo dos Estados Unidos atualizou suas recomendações de cuidados de turista com a própria segurança, e colocou o Brasil ao lado de países como Equador e Cuba no “nível 2” de segurança (“Cautela Elevada”). O Brasil também é citado no “nível 4” (“Não Viajar”), recomendando os turistas a evitarem localidades de alta incidência de criminalidade, como “favelas, vilas ou comunidades”. O alerta do Departamento de Estado inclui áreas do entorno de Brasília.

Área de alto risco
Favelas e periferia de grandes cidades brasileiras preocupam o governo dos EUA tanto quanto as ditaduras da Coreia do Norte, Afeganistão e Irã.

Risco de atentados
Alemanha e França também ganharam nível 2 de alerta de segurança, por motivos diferentes: risco de atentados terroristas.

Bem diferentes
No Brasil, a preocupação é a criminalidade, tiroteio entre “gangues” etc. Nos países europeus, é o terrorismo e a agitação civil, como na França.

Mais perigosos
O nível 3 (“Reconsidere a Viagem”) inclui, por exemplo, a Colômbia, pelo risco de crimes, sequestros e assaltos, e o Paquistão, pelo terrorismo.

CVM desmente Eldorado na disputa pelo seu controle
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) desmentiu lorota do Incra-MS e informou não ter competência administrativa para decidir sobre a transferência de controle da empresa Eldorado Celulose. Em ofício ao chefe do Incra no Estado, a autarquia do Ministério da Fazenda destaca que lhe cabe apenas registrar oferta pública de aquisição de valores mobiliários. A alienação de controle de companhia aberta, como no caso Eldorado, dependeria de acordo das acionistas Paper Excellence e J&F. 

Tomem tento
A CVM ainda adverte a Eldorado quanto ao comunicado no qual orienta acionistas para “cancelamento do acordo” entre Paper Excellence e J&F. 

Atos ilegais na mira
Na mensagem Incra-MS, que produziu parecer para Joesley et caterva, a CVM alerta ainda que pode apurar eventuais atos ilegais.
 
Deslealdade
A Paper acusou a diretoria da Eldorado de deslealdade, em favor da J&F, na tentativa de obstruir a transferência do controle da companhia. 

Fique longe delas
A crise na Gol reforça uma velha máxima dos investidores: ficar longe das empresas aéreas. São subsidiadas, têm privilégios da Anac, cobram as passagens mais caras do planeta etc., mas acabam quebrando.

Pior da História
Para o presidente da Comissão de Segurança da Câmara, Sanderson (PL-RS), o primeiro ano do Lula 3 foi o pior da História para a segurança pública: “Inoperância irresponsável, que já custou a vida de milhares”.

A rebordosa
Intrigada com o fracasso de filmes de Leonardo di Caprio no mercado brasileiro, o cinema nos EUA descobriu o significado da rebordosa contra quem usa a fama para mentir sobre o Brasil e favorecer políticos ladrões.

Espelho meu
Leitores da coluna sabem há uma semana que será Manoel Carlos de Almeida Neto o escolhido de Ricardo Lewandowski para substituir Ricardo Cappelli como secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Desempenho pífio
O pífio desempenho do varejo em novembro (0,1%) não passou batido por Fabio Wajngarten, que lembrou ser o mesmo mês da black Friday. “Imaginem o que vem pela frente”, disse o ex-ministro de Jair Bolsonaro.

Virou fumaça
A coisa não está boa para Lula entre os eleitores de Fortaleza (CE): a aprovação do presidente derreteu quase 10 pontos em nove meses. Foi de 68,9% (abril) para 59,5% (janeiro), apurou o Paraná Pesquisas.

Indignação religiosa
A anulação promovida pelo governo Lula de isenção para templos religiosos indignou Damares Alves (Rep-DF), que vê perseguição. E a senadora avisou: “o Coliseu não parou a Igreja”.

Chance de vitória
A vitória histórica de Donald Trump no Iowa mostra que os americanos o adoram e que é real suas chances de vitória em 5 de novembro, avalia Roberto Georg Uebel, professor de Relações Internacionais da ESPM.

Pergunta na lotérica
Desembargador do Pará que recebeu R$ 856 mil ganhou a mega-sena da virada?

PODER SEM PUDOR
Talheres no bolso

Lula era deputado e Jair Meneghelli presidente da CUT e seguiam para Brasília no mesmo avião, no tempo de serviço de bordo decente, com talheres inox. Jair almoçou e dormiu. Lula resolveu brincar: meteu os talheres no bolso do amigo. Chamou a comissária e entregou. Ela o cutucou, pediu os talheres e Meneghelli voltou a dormir. No desembarque, a aeromoça-cúmplice cobrou: “O senhor poderia devolver a taça, por favor?” O presidente da CUT não entendeu: “Que taça?” Ela mostrou: “Esta que está no bolso de seu paletó...” Meneghelli só percebeu a pegadinha ao ver Lula gargalhando na pista do aeroporto.


___
Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br 

 

As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29
ONU

Países aprovam regras para transações de carbono entre países na COP29

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)
SAÚDE

Cuida PE: mutirão para realização de mil procedimentos cirúrgicos começa nesta segunda-feira (25)

Newsletter