Logo Folha de Pernambuco

 Políticos que apoiaram censura não largam o ‘X’; confira a coluna desta quinta (17)

“Ele tem muito o que explicar”
Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo, sobre as relações do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) com os irmãos Batista

 Políticos que apoiaram censura não largam o ‘X’
Alguns dos principais defensores da censura imposta ao “X”, ex-Twitter, adotada a pretexto de “desrespeitar a lei e a justiça”, não têm a coerência ou a decência de abandonar a rede social que acusam de “tóxica” ou “antro de fake news”. Não fosse um espaço democrático, o X teria tocado para fora oportunistas como Guilherme Boulos (Psol), candidato de extrema-esquerda a prefeito de São Paulo, que ficou conhecido invadindo o alheio e, claro, agora pede votos no X, cuja censura apoiou.

Extrema-hipocrisia
Após chamar Elon Musk de “alucinado de extrema-direita”, Boulos já fez mais de 300 posts na rede do bilionário desde a suspensão da censura.

É ruim, mas é bom?
Lula (PT) é outro que se aproveita do espaço: após apoiar a censura e hostilizar Musk, desde quinta (10) não para de publicar lorotas no X. 

Pregador da censura
Orlando Silva (PCdoB-SP) voltou aos posts. Sabe que no território livre do X ele pode defender até o seu Projeto da Censura. Sem censura.

Aproveitadores
Outros oportunistas de extrema-esquerda como Ivan Valente (Psol-SP) e Jandira Feghali (PCdoB-RJ), pró-censura, estão “tuitando” adoidados.

Indicação de Silveira deixa servidor em pé de guerra
As escolhas do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) continuam desagradando: ele deixou em pé de guerra os servidores do Serviço Geológico Brasileiro (SGB) ao anunciar a recondução de Cassiano Alves para o cargo de diretor de Administração e Finanças. A indignação é geral, em razão dos erros primários de gestão e acusações de assédio moral, assim como a criação de “um ambiente de trabalho tenso e hostil”. 

Testemunhos
A revolta levou cinco chefes de departamento da Cia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), assinarem carta criticando a indicação. 

‘Fora Cassiano’
Associações e sindicatos da área também aderiram ao movimento “Fora Cassiano”, sob a batuta da Conae, coordenação nacional das entidades.

No mundo da Lua
Cassiano não se pronunciou e, indagada, a direção do SGB fez que não entendeu, ignorou os protestos e disse repudiar assédio moral. 

Jerico desistiu da ideia
Alexandre Silveira é um vexame ambulante. Cumpriu o castigo de anunciar a desistência do horário de verão, que defendia com ardor só para desfazer ato do governo anterior. Mas, após a derrota histórica nas urnas, Lula, o Rei da Esperteza, quis evitar marolas contra seu governo.

Papa em Brasília
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), irá no fim do mês a Roma, onde pretende reforçar convite ao Papa Francisco para visitar Brasília em 2025, na celebração dos 65 anos da Igreja Católica na capital.

Nunes com folga
A casa de apostas Polymarket já registra 94% de chances de vitória de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo contra apenas 7% de probabilidade de vitória do candidato de extrema-esquerda Guilherme Boulos.

Bandidos a pão de ló
Para o senador Sergio Moro (União-PR), “é irracional” conceder progressão de regime a quem permanece associado a facções criminosas. “Não faz o menor sentido”, afirmou na tribuna do Senado.

Possibilidades
O PL tem oito deputados federais candidatos no segundo turno das eleições municipais. Atualmente o partido de Jair Bolsonaro continua com a maior bancada da Câmara: 92 parlamentares.

Óleo de peroba
Luiz Lima (PL-RJ) resgatou publicação de Lula no X com promessa de acabar com o sigilo de 100 anos e comparou com decreto escondendo lista de passageiros do Aerolula. O deputado concluiu: “cara de pau”.

Uso político do círio
Bia Kicis (PL-DF) mandou ofício questionando a Arquidiocese de Belém do Pará sobre Lula ter segurado a imagem da santa no círio fluvial de Nazaré, o que foi negado a Jair Bolsonaro.

Vermelho mercado
A Bolsa fechou em leve alta ontem (16), mas nos últimos 30 dias patinou 2,5% no vermelho e permanece abaixo do patamar no qual estava há um ano (-0,7%). Mas o governo garante que a economia vai bem.

Pergunta no banco
Achado nas contas bancárias alheias não é roubado?

PODER SEM PUDOR
Promovido com orgulho

O destemido jornalista Paulo Silveira, ex-Última Hora, era diretor-geral da Assembleia Legislativa do Rio quando, em Brasília, Ernesto Geisel demitiu o ministro do Exército, Sílvio Frota. O general saiu atirando, num manifesto em que dizia estar o governo “infestado de comunistas”. Naquele dia, Paulo recebeu uma ligação do irmão Joel Silveira, outro patrimônio da imprensa brasileira: “Aí, hein, foi promovido!” Paulo estranhou: “Promovido a quê?” Joel brincou: “À História. Você está na lista do Silvio Frota, como ‘subversivo’.”

 

___
Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br
___
As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem em novembro
ENEM 2024

Saiba quais documentos são aceitos para participar do Enem em novembro

Homem bate na mãe, não para diante de ordem policial e é preso após ser contido, no Agreste
AGRESTE DE PERNAMBUCO

Homem bate na mãe, não para diante de ordem policial e é preso após ser contido

Newsletter