Sincerão, Lula admite ser ele quem oferece cargos; confira a coluna desta quinta (20)

“Recusar pedido de impeachment de Barroso é prevaricar”
Carlos Jordy (PL-RJ), líder da Oposição na Câmara, sobre o roda-presa Rodrigo Pacheco 


Sincerão, Lula admite ser ele quem oferece cargos
Em live semanal, mais uma vez de baixa audiência, Lula (PT) afirmou nesta quarta (19) a seu entrevistador particular que é dele a iniciativa de oferecer cargos aos partidos do Centrão. A confissão desmente a história difundida pelo Palácio do Planalto de que o Centrão estaria pressionando por cargos. É bem o contrário. Acabou no suborno coletivo do Mensalão o “presidencialismo de cooptação” que ele inaugurou no primeiro governo, e degenerou no Petrolão quando reincidiu na segunda gestão.

Como sempre
Em raro Instante de sinceridade, ele mostrou coerência com o Lula 1 e Lula 2: “Não é o partido que pede ministério. É o presidente que oferece.”

Não era bem assim
Lula não entendeu o espírito da coisa e implantou o “presidencialismo de cooptação”, sua versão do “presidencialismo de coalizão” de FHC.

Para ele, nada mudou
Desatualizado, o petista continua achando que o Congresso é formado por “300 picaretas”, como afirmou certa vez, por isso acena com cargos. 

Desafiando a rebordosa
O PT e membros do Judiciário conseguiram criminalizar procuradores e policiais que os investigaram. Eles podem estar feridos, mas não mortos. 

Vaga de vice trava apoio a prefeito de São Paulo
O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), ainda não tem apoio formal de importantes aliados para tentar a reeleição: PL e Republicanos. Nunes espera contar como cabo eleitoral o governador do Estado, Tarcísio de Freitas. O presidente do Republicanos, Marcos Pereira, partido de Tarcísio, não se opõe à aliança, desde que escolha o vice. O clima é o mesmo no PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, daí o impasse.

Solução espacial
Os liberais têm turbinado o senador Astronauta Marcos Pontes como opção para cabeça de chapa. Se for para vice, o senador não topa.

Salles na pista
Ricardo Salles, atualmente sob os holofotes da CPI do MST, também já admitiu que seu projeto é disputar a prefeitura pelo PL.

Divergência no ninho
Até os tucanos, com histórico na capital paulista, flertam com Nunes. O diretório municipal quer apoiar o prefeito, o estadual quer ter candidato. 

Extrapolou as funções
Protocolado nesta quarta (19), o líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ) justificou o pedido de impeachment de Barroso: ‘não está entre as atribuições de ministro do Supremo derrotar ninguém”.

Cadeira elétrica
Nem mesmo o Marcelo Freixo se arrisca a confirmar se continua na Embratur, ainda mais subordinado a um ministro do União Brasil. Com a demissão já acertada, Freixo diz que “a decisão é do presidente”.

Inferno astral
Alexandre de Moraes em inferno astral: descobriram que ele esteve em evento “na” e não “da” Universidade de Siena, e o dono da faculdade de Goiânia que o convidou, fabricante da Ivermectina, é um condenado. E a defesa diz ter vídeo do ministro xingando suspeitos de o insultarem.

Aval de Lula
Líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE) cobre de elogios os expoentes do Centrão que Lula tenta, digamos, adquirir, com o seu “presidencialismo de cooptação”.  A adesão “engrandece” o governo, diz.

Em fogo brando
A blindagem de Lula a Rui Costa na Casa Civil vai até a página dois. Para aliciar o Centrão para o seu governo, o petista diz aos partidos que “intocável”, e ao menos por enquanto, só a pasta da Saúde.

Luz na lorota
O deputado Domingos Sávio (PL-MG) também não acredita na lorota de Lula por “eleição justa” na Venezuela, na tentativa de legitimar a ditadura do seu amigo Nicolas Maduro. Após declarar que “democracia é relativa”.

Interesse na causa
Beneficiada pela reforma que multiplica tributos, a CNI tornou mais agressiva a campanha pela aprovação do projeto. Agora, além dos próprios posts patrocinados, banca também postagens em jornalões.  

Motivo posto
A deputada Talíria Petrone (Psol-RJ) estaria de licença maternidade, segundo sua assessoria, quando figurou no vergonhoso ranking dos mais ausentes. Faltou combinar com a turma do controle de ponto.

Pergunta no STF
Quando será a operação da PF na UNE por hostilizar o ministro Luís Roberto Barroso? 

PODER SEM PUDOR
Cobra morreu faz tempo

No debate acalorado sobre a veracidade dos dados do Cadastro Geral de Empregos nos governos FHC e Lula, o então senador Eduardo Suplicy (PT-SP) prometeu: “Vou mostrar o pau e a cobra morta...” O senador Arthur Virgílio Neto (PSDB-AM) jamais perderia a chance da piada carregada de perversidade: “A ‘cobra morta’ fica por sua conta, senador...’


___
Com Rodrigo Vilela e Tiago Vasconcelos
www.diariodopoder.com.br

___
As informações contidas neste artigo não refletem a opinião do Jornal Folha de Pernambuco e são de inteira responsabilidade de seus criadores.

Veja também

Blinken pede a Pequim que pare de "alimentar máquina de guerra russa" na Ucrânia
Guerra na Ucrânia

Blinken pede a Pequim que pare de "alimentar máquina de guerra russa" na Ucrânia

Supremo rejeita recursos para garantir revisão da vida toda do INSS
Brasil

Supremo rejeita recursos para garantir revisão da vida toda do INSS

Newsletter