Logo Folha de Pernambuco

2021-2029. Quais forças ditarão na próxima década? Parte III

Logística - Pixabay

Logística, Acessibilidade Tecnológica, Energias Renováveis e Saúde - O meu escritório se encontra onde eu estiver....

2020 ficou marcado por profundas mudanças e quebras de paradigmas para todos nós. Agora, em 2021, mesmo sentindo falta do contato e convívio social de “antigamente”, consegui migrar cerca de 90% das minhas ações pessoais e profissionais para o mundo digital, mantendo sempre o foco em pessoas, “Person 2 Person”.

Se pudesse apostar em três áreas que trarão grandes novidades e novas oportunidades, estas seriam: Logística, Acessibilidade e Saúde.

Leia as duas primeiras partes desta série:
Parte I
Parte II

Iniciamos um projeto de consultoria junto a Bridges Idea Consulting para empresas localizadas no Nordeste, que procuravam a internacionalização de seus negócios, cerca de 3 anos atrás. Nosso amplo conhecimento e rede de relacionamentos, adquiridos ao longo dos anos, foi fundamental aliado para o aumento da procura durante a pandemia. 

Mesmo tendo boa parte de nossa balança comercial baseada ainda em commodities, o Brasil é um grande mercado para empresas de todo o mundo como p.ex: tecnologia e saúde para desenvolverem e testarem produtos nas mais diferentes condições sociais, geográficas e estruturais. 

Na minha análise, um dos pontos que mais salta aos olhos é o espaço que pode ser conquistado, apoiando a falta de conexão efetiva entre os diferentes Ecossistemas de Inovação que ainda trabalham e desenvolvem em formato de Ilhas.

A conectividade e o alinhamento entre as Universidades, Startups, Co-workings, Empresas Juniores, Espaços de Inovação, Investidores Incubadoras, Aceleradoras e Centros de Pesquisa e Fomento, ainda são um grande desafio para os ecossistemas no Brasil e no Mundo, apesar de reconhecidos esforços regionais.

Pernambuco é um importante polo de empreendedorismo brasileiro, com 280 atores presentes em diversas cidades do estado, como: Recife, Caruaru, Petrolina, Garanhuns, Serra Talhada, Araripina, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Paulista, Goiana e Arcoverde. Liga Insights Ecossistema Pernambucano – Fevereiro 2019.

A Internacionalização em 2021 será influenciada pela macroeconomia, deslocamento de investimentos, moedas, commodities e de acordo com a velocidade com que a vacina da COVID19 for introduzida nos países. O acompanhamento destes movimentos poderão abrir novas oportunidades sintonizadas com as tendências sentidas na Logística, Acessibilidade Tecnológica, Energias Renováveis e Saúde. 

 

Veja também

Newsletter