Logo Folha de Pernambuco

Aplicativos e Educação - o futuro é você!

Pessoa usando smartphone - Joseph Prezioso / AFP

A concentração de poder das grandes corporações é um dos maiores males de hoje e do futuro, que precisam ser questionados.
Sabemos que o futuro vai ser turbinado pelo “Conteúdo” e quem gera este conteúdo é você!

Se observarmos, por exemplo, o que está acontecendo no Marketplace de aplicativos, podemos constatar que algo está errado.
Um usuário de smartphone tem, em média, cerca de 40 aplicativos instalados mas utiliza apenas 18. Destes 40 apps, a grande maioria é de propriedade de apenas algumas corporações como Facebook, Google, Bytedance, Tencent, Alibaba ou Amazon.

Esta concentração de poder em apenas algumas corporações, não apenas compromete a nossa liberdade de escolha, mas cria sérias barreiras para o sonho de uma “internet aberta e inclusiva”.

Enquanto este monopólio de apps persistir, será muito difícil localizar aplicativos ou informações que não sejam geradas pelas mesmas fontes.

Acreditem, cerca de metade dos usuários de smartphones nos EUA não adicionaram nenhum app no seu fone, no último mês. Falta de opções? Ou dificuldade em achar novos apps que não pertençam as grandes corporações?

Fazemos o download de um app ao ouvirmos de algum amigo ou ao sermos fisgados por uma publicidade insistente nas mídias sociais, enquanto navegamos ou paramos para ler um artigo.

Um exemplo da importância do investimento em marketing é o TikTok. Para muitos, este aplicativo “apareceu do nada”. Alguns ficaram sabendo através de amigos, outros receberam o vídeo divertido e, rapidamente, virou uma febre mundial. Muitos ainda acreditam em um movimento viral, iniciado com uma boa idéia que conquistou o mundo. Mas a verdade é muito diferente. 

TikTok é controlada por ByteDance, uma empresa multinacional de tecnologia avaliada em USD $180 billion.

Este oligopólio exclusivo de app é ruim para a inovação e para os consumidores.

Podemos observar o mesmo movimento na Educação Superior. A concentração de milhões de pessoas nas mãos de apenas alguns grupos.

Tanto o Mercado de apps como o da educação, seguirão a tendência da INTERNET CONTEXTUAL ou contextual internet, que irá mudar nossa experiência.

O contexto é gerado, primeiramente, por nossa linguagem: nossa fala e escrita.

Como é hoje e como será o futuro dos apps e da educação?

Você envia uma mensagem de texto para seu amigo: “Vamos nos encontrar amanhã para jantar às 20 horas no restaurante “João”. 

Neste contexto é claro que: vocês dois querem um jantar com local e horário para ser agendado no seu calendário e reservado no restaurante mencionado. Ao mesmo tempo, precisarão de transporte. Temos uma variedade muito grande de aplicativos que já fazem estas funções como: iCal, Outlook Calendar, Calendário do Google, Uber, Google Maps, Apple Maps, e assim por diante. Hoje, você ainda precisa clicar, manualmente, em cada um deles para que a ação seja efetuada, como a reserva de mesa e o transporte.

O futuro será a INTERNET CONTEXTUAL que interligará a sua vontade com os aplicativos disponíveis.

Quanto mais força tiver este oligopólio exclusivo de apps, menos inovação teremos para os consumidores.

 

Veja também

Bezos, fundador da Amazon, se diz otimista com futuro governo Trump: "Vou ajudá-lo"
ESTADOS UNIDOS

Bezos, fundador da Amazon, se diz otimista com futuro governo Trump: "Vou ajudá-lo"

Queijo Minas está inscrito na lista do patrimônio imaterial da Unesco
Unesco

Queijo Minas está inscrito na lista do patrimônio imaterial da Unesco

Newsletter