Cônsul da Eslovênia, Rainier Michael estreia coluna no Portal FolhaPE
Estreia, nesta sexta-feira (18), no Portal FolhaPE, uma coluna semanal sobre “Diplomacia Econômica”, assinada pelo cônsul da Eslovênia no Estado, Rainier Michael. A expressão que dá tema ao espaço é um conceito relativamente novo nas relações internacionais. A priori, responde pelos fins comerciais das partes envolvidas, mas, segundo Michael, empresário há 35 anos, e com ampla experiência em trocas internacionais, o trabalho realizado junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana ambos o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste.
Leia aqui a coluna de Rainier Michael
Leia também:
Portal FolhaPE ganha novos colunistas
Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença, aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso, e, diz ele, remonta a uma “visão estratégica anterior ao boom econômico do Estado” - encabeçado pelo crescimento dos polos industriais e à chegada de investimentos estruturantes.
Antes de assumir o consulado, no ano passado, já era representante da Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste, trabalhando para melhorar as relações entre os dois países - mas não exclusivamente: tem fomentado há algum tempo o relacionamento entre o Brasil e a Europa Central como um todo. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife.
Enquanto cônsul, empossado em 2016, Michael tem desenvolvido ações para entender as potencialidades do Estado no mercado internacional, desde o apoio de base à economia criativa, passando pelo incentivo à cultura de exportação, e culminando com a criação de estratégias para agregar valor ao selo “Made in Pernambuco”.
Tudo isso em parceria com as outras 38 representações consulares no Estado. Este ano, Michael estabeleceu as colaborações que trouxeram o primeiro contêiner esloveno ao Porto de Suape. Sua ideia é tornar Pernambuco hub da Europa Central para o Nordeste, enquarto o porto de Koper, na Eslovênia, será porta europeia para os produtos brasileiros.