Dificuldades e Oportunidades
Estes dois últimos anos foram desafiadores para todos nós, criando dificuldades e apontando soluções
“E, no meio de um inverno, eu finalmente aprendi que havia dentro de mim um verão invencível”. Albert Camus
Estes dois últimos anos foram desafiadores para todos nós, criando dificuldades e apontando soluções para todos nós.
Finalizando o ano de 2021 tenho muitos motivos para agradecer e olhar para 2022 com esperança e otimismo.
Nestas próximas colunas vou apresentar alguns deles...
IPERID – Instituto de Pesquisas Estratégicas em Relações Internacionais e Diplomacia
O primeiro Think Tank do Nordeste do Brasil, esta iniciativa pioneira lançada no dia 09.11.2017, completou este ano seu quinto ano de atividades. Sempre grato aos amigos e companheiros fundadores que acreditaram esta minha visão, Thales Castro, Cármen Cardoso, Francisco Carneiro da Cunha Filho, Ricardo de Almeida, Gustavo Escobar e Gilberto Freyre Neto, nossos Fellows hoje espalhados pelo mundo e finalmente nossos parceiros e apoiadores.
Algumas ações que destacamos.
• Inclusão da temática da diplomacia econômica e paradiplomacia nos debates para a eleição para a cidade de Recife. Com a vitória do candidato João Campos que participou deste debate, esta sugestão ganhou força e importância com a nomeação da sua vice-prefeita, Isabela Roldão para realizar esta coordenação junto com o HUB Consular presente.
• Realização do mais importante evento do calendário do IPERID, o chamado IPERID GLOBAL TRENDS. Realizado no dia 21.10, tivemos um exitoso evento em formato online com mais de 2300 professores e acadêmicos inscritos com a participação de mais de 10 unidades espalhadas pelo Brasil do Grupo Ser Educacional.
Mais informações: http://www.iperid.org/
Coluna “Diplomacia Econômica” - Jornal FolhaPE
Esta coluna inovadora e pioneira em Pernambuco e Nordeste colocou foco na diplomacia economia ressaltando a importância do Hub Consular, presente no estado de Pernambuco, para todo o Nordeste. Esta coluna teve sua inauguração no dia 18.08.2017, completando de forma ininterrupta, 5 anos de artigos, entrevistas e opiniões.
Aproveito para replicar alguns parágrafos desta primeira coluna em 2017.
Nabuco, ao servir de cicerone ao escritor português Ramalho Ortigão, escreve: “Para conhecer uma paisagem não basta vê-la, é preciso muito mais, é preciso que as duas almas, a do contemplador e a do lugar, cheguem a entender-se quantas vezes elas nem mesmo se falam!” ... Joaquim Nabuco, O Paiz (Rio de Janeiro), 30 de novembro de 1887.
O texto acima reflete muito o segredo que deve ser desvendado pelo diplomata no desenvolvimento de suas atribuições representativas, onde podemos fazer algumas analogias entre paisagem – país, contemplador – diplomata e o lugar- local que acolhe este.
Podemos identificar, entender as sutilezas e delicadezas diplomáticas necessárias que Joaquim Nabuco expos de forma até poética, ao servir de cicerone ao escritor português.
Logo no primeiro artigo para a nossa coluna semanal, “Diplomacia Econômica” não poderia deixar de mencionar o ilustre Pernambucano, Joaquim Nabuco. Representante máximo da diplomacia Pernambucana que, como poucos, soube destacar as qualidades e desafios apresentando e representando o nosso estado para o Brasil e o mundo.
Programa Sextou PE – Descontraído, Inteligente e Irreverente.
Junto com os amigos Valdênio Rodrigues e Gilberto Freyre Neto iniciamos este programa na Rádio Folhe PE em 11.05.2018, hoje na sua edição de 164(4 ano), como um dos primeiros programas de rádio disponíveis em formato Podcast nas plataformas Spotify e Soundcloud e um dos mais ouvidos na programação da rádio.
Mas afinal, Sextou, O que é isso?
O Sextou nasceu de um bate papo bem humorado entre três amigos, em um cafezinho no “Boteco”, depois do almoço que durou a tarde toda e parte da noite. Em 30 minutos, recebemos convidados e apresentamos e analisamos com um jeito descontraído, inteligente e irreverente as principais notícias da semana.
Como não ser grato com tantas atividades e com tantas pessoas envolvidas olhando, pensando e planejando um Pernambuco, Nordeste, Brasil e Mundo melhor.
Muito Obrigado, Dankeschön, Hvala, Merci, Thank You, Arigatou....