Diplomacia Econômica celebra 3 anos; confira depoimento de Jaime H. Beserman
"Diplomacia Econômica
Há muitos anos o grande desafio para os países tem sido manter seus mercados no mundo. Para os governos poder trabalhar eficientemente nisso, uma das questões importantes é gerar uma mentalidade proativa no setor público e formar profissionais treinados em assuntos de interesse econômico e comercial internacional.
Poderíamos dizer, falando em economia e negócios, que na política internacional não existem ideologias, mas que existem "interesses".
Nas atuais circunstâncias de pandemia e pós-pandemia, haverá que desenvolver políticas para negociar acordos bilaterais e multilaterais, permitindo a os países se posicionarem positivamente no campo dos negócios internacionais.
Da mesma forma, a diplomacia deveria aperfeiçoar suas ações promocionais e agendas de contatos comerciais no mundo, para facilitar a penetração dos produtos e serviços de suas nações em mercados cada vez mais difíceis e competitivos.
Nesse cenário, parabenizo a coluna Diplomacia Econômica da Folha de Pernambuco, destacando sua importante contribuição para as atividades diplomáticas e sua excelente conexão com o mundo dos negócios.
Gostaria de estender meus cumprimentos ao caro Cônsul Michael Rainier, quem com seu profissionalismo e carisma, gera ações extraordinárias pela cooperação e união de todos os seus colegas diplomáticos e de seus respectivos países."
Ministro Jaime H. Beserman é diplomata argentino e cidadão pernambucano.