Logo Folha de Pernambuco

I I Conferência de Guararapes busca uma visão Nordestecêntrica Glocal

I Conferência dos Guararapes

A I Conferência de Guararapes foi pensada, tendo como eixo central, gerar e irradiar conhecimento tendo como ponto de partida uma visão Nordestecêntrica Glocal. 

A Batalha dos Guararapes, principal ação bélica ocorrida no Nordeste brasileiro, contra a presença dos holandeses na região. Deflagradas em abril de 1648 e fevereiro de 1649, as batalhas enfraqueceram as posições holandeses na colônia portuguesa, o que culminou com a saída dos flamengos em 1654. 

 “A Batalha do Guararapes trouxe um novo elemento para a história brasileira: no aspecto social, a atuação conjunta entre europeus, africanos e indígenas contra um inimigo externo." 
Local da batalha, o Monte dos Guararapes localizado em Jaboatão dos Guararapes, fundada em 1593, é considerada o “berço da pátria” por ter sido o cenário de conflitos históricos, que garantiram a expulsão dos holandeses que dominavam a região, na época.

É nossa missão continuar e pensar de forma conjunta unindo a todos Brasileiros assim como foi feito na Batalha de Guararapes para fortalecimento do Nordeste tendo as Relações Internacionais e Diplomacia como nosso norte.
Rainier Michael – Fundador, Presidente de Honra do IPERID, Patrono da Conferência dos Guararapes e Cônsul Honorário da Eslovênia no Recife

É um marco termos, no âmbito do IPERID com sua proatividade, sua capilaridade e seu acervo de interlocução com seus quatro pilares fundacionais, a I Conferência Internacional dos Guararapes. Tal momento maiúsculo representa o esforço convergente e organizativo da Comissão Preparatória na pessoa do fundador e presidente de Honra, colega do corpo consular, Rainier Michael, e do igualmente fundador, Gilberto Freyre Neto, bem como de vários militares de expressão do Comando Militar do Nordeste (CMNE). A I Conferência Internacional dos Guararapes sintetiza diálogo plural e democrático amplo com vários setores da economia, da sociedade civil, da esfera político-diplomática rumo às oportunidades e desafios da geoeconomia energética brasileira e mundial, assim como as potencialidades da inovação do mundo 4.0 diante do cenário internacional em ebulição a partir dos BRICS. Desta forma, destaco e parabenizo mais essa rica contribuição do IPERID ao ambiente de reflexões domésticas e internacionais, cumprindo, proativamente, sua missão institucional.  
Prof. Dr. Thales Castro, Fundador e Presidente do IPERID; Cônsul Honorário de Malta no Recife.

Segue abaixo uma breve apresentação de cada palestrante: 

Francisco Saboya

Francisco Saboya Albuquerque Neto é um economista e mestre em engenharia de produção com mais de 40 anos de experiência em inovação e empreendedorismo. É presidente da ANPROTEC, Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação, e assessor de inovação e transformação digital na FIEPE, Federação das Indústrias de Pernambuco. Também é membro de diversos conselhos e comitês nacionais e internacionais, além de professor, consultor e palestrante. Atuou como superintendente do Sebrae-PE de 2019 a 2022 e coordenador do Programa de Transformação Digital do Sistema Sebrae de 2020 a 2022. Foi presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital de 2007 a 2018 e presidente da Divisão da América Latina da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP) de 2015 a 2018. Na gestão pública, ocupou cargos de secretaria e direção superior nos níveis estadual e municipal. Atualmente é o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii

João Henrique de Araújo Franklin Neto é engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Possui especialização em Comercialização de Energia, pela UFPE e em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Na Chesf ocupou diversos cargos gerenciais na área de operação do sistema eletroenergético e na área regulatória. Ocupou o cargo de Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica – ABRATE, no ciclo de 2020 a 2022, e ocupa o cargo de Vice-Presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica – ABRAGE, de 2018 até a data atual. É membro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e representante da Chesf no Conselho de Administração de diversas Sociedades de Propósito Específico – SPE das áreas de geração e transmissão de energia. Entre 2016 e 2023, exerceu o cargo de Diretor de Operação e, desde maio de 2023, exerce o cargo de Diretor-Presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

Marcos Troyjo é um economista, sociólogo e diplomata brasileiro com uma trajetória acadêmica e profissional notável. Possui doutorado em Economia Política Internacional pela Universidade de Columbia, EUA, e é autor de diversos livros e artigos sobre economia internacional, comércio exterior e relações internacionais.
Em sua carreira profissional, Troyjo ocupou cargos de destaque no governo brasileiro e em instituições internacionais. Foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia (2019-2020), presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) (2020-2023) e diretor do BRICLab, Centro de Estudos sobre o Brics na Universidade de Columbia (2011-2019). Troyjo é um palestrante e consultor frequente sobre temas relacionados à economia global, comércio internacional e relações internacionais. É membro do conselho consultivo de diversas organizações internacionais e acadêmicas. Após deixar a presidência do NBD, em março de 2023, Troyjo passou a atuar na área de liderança transformacional na Blavatnik School of Government, ligada à Universidade de Oxford, na Inglaterra. Em setembro do mesmo ano, iniciou a mesma trajetória no Hoffmann Global Institute for Business and Society, vinculado ao Insead, sediado em Fontainebleau, na França. Troyjo é um especialista reconhecido em economia internacional e relações internacionais. Sua atuação no governo brasileiro e em instituições internacionais contribuiu para o fortalecimento da presença do Brasil no cenário global.

I Conferência Internacional Guararapes: 21 de setembro de 2023 no Forte das Cinco Pontas. Evento híbrido e gratuito - confirme sua presença enviando seu nome completo, RG e instituição para: [email protected]

Vagas limitadas!
 

Veja também

Newsletter