I I Conferência de Guararapes busca uma visão Nordestecêntrica Glocal

I Conferência dos Guararapes

A I Conferência de Guararapes foi pensada, tendo como eixo central, gerar e irradiar conhecimento tendo como ponto de partida uma visão Nordestecêntrica Glocal. 

A Batalha dos Guararapes, principal ação bélica ocorrida no Nordeste brasileiro, contra a presença dos holandeses na região. Deflagradas em abril de 1648 e fevereiro de 1649, as batalhas enfraqueceram as posições holandeses na colônia portuguesa, o que culminou com a saída dos flamengos em 1654. 

 “A Batalha do Guararapes trouxe um novo elemento para a história brasileira: no aspecto social, a atuação conjunta entre europeus, africanos e indígenas contra um inimigo externo." 
Local da batalha, o Monte dos Guararapes localizado em Jaboatão dos Guararapes, fundada em 1593, é considerada o “berço da pátria” por ter sido o cenário de conflitos históricos, que garantiram a expulsão dos holandeses que dominavam a região, na época.

É nossa missão continuar e pensar de forma conjunta unindo a todos Brasileiros assim como foi feito na Batalha de Guararapes para fortalecimento do Nordeste tendo as Relações Internacionais e Diplomacia como nosso norte.
Rainier Michael – Fundador, Presidente de Honra do IPERID, Patrono da Conferência dos Guararapes e Cônsul Honorário da Eslovênia no Recife

É um marco termos, no âmbito do IPERID com sua proatividade, sua capilaridade e seu acervo de interlocução com seus quatro pilares fundacionais, a I Conferência Internacional dos Guararapes. Tal momento maiúsculo representa o esforço convergente e organizativo da Comissão Preparatória na pessoa do fundador e presidente de Honra, colega do corpo consular, Rainier Michael, e do igualmente fundador, Gilberto Freyre Neto, bem como de vários militares de expressão do Comando Militar do Nordeste (CMNE). A I Conferência Internacional dos Guararapes sintetiza diálogo plural e democrático amplo com vários setores da economia, da sociedade civil, da esfera político-diplomática rumo às oportunidades e desafios da geoeconomia energética brasileira e mundial, assim como as potencialidades da inovação do mundo 4.0 diante do cenário internacional em ebulição a partir dos BRICS. Desta forma, destaco e parabenizo mais essa rica contribuição do IPERID ao ambiente de reflexões domésticas e internacionais, cumprindo, proativamente, sua missão institucional.  
Prof. Dr. Thales Castro, Fundador e Presidente do IPERID; Cônsul Honorário de Malta no Recife.

Segue abaixo uma breve apresentação de cada palestrante: 

Francisco Saboya

Francisco Saboya Albuquerque Neto é um economista e mestre em engenharia de produção com mais de 40 anos de experiência em inovação e empreendedorismo. É presidente da ANPROTEC, Associação Nacional de Parques Tecnológicos e Áreas de Inovação, e assessor de inovação e transformação digital na FIEPE, Federação das Indústrias de Pernambuco. Também é membro de diversos conselhos e comitês nacionais e internacionais, além de professor, consultor e palestrante. Atuou como superintendente do Sebrae-PE de 2019 a 2022 e coordenador do Programa de Transformação Digital do Sistema Sebrae de 2020 a 2022. Foi presidente do Núcleo de Gestão do Porto Digital de 2007 a 2018 e presidente da Divisão da América Latina da International Association of Science Parks and Areas of Innovation (IASP) de 2015 a 2018. Na gestão pública, ocupou cargos de secretaria e direção superior nos níveis estadual e municipal. Atualmente é o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii

João Henrique de Araújo Franklin Neto é engenheiro eletricista, graduado pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. Possui especialização em Comercialização de Energia, pela UFPE e em Gestão de Negócios de Energia Elétrica, pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Na Chesf ocupou diversos cargos gerenciais na área de operação do sistema eletroenergético e na área regulatória. Ocupou o cargo de Presidente do Conselho Diretor da Associação Brasileira das Empresas de Transmissão de Energia Elétrica – ABRATE, no ciclo de 2020 a 2022, e ocupa o cargo de Vice-Presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica – ABRAGE, de 2018 até a data atual. É membro do Conselho de Administração do Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS e representante da Chesf no Conselho de Administração de diversas Sociedades de Propósito Específico – SPE das áreas de geração e transmissão de energia. Entre 2016 e 2023, exerceu o cargo de Diretor de Operação e, desde maio de 2023, exerce o cargo de Diretor-Presidente da Companhia Hidrelétrica do São Francisco.

Marcos Troyjo é um economista, sociólogo e diplomata brasileiro com uma trajetória acadêmica e profissional notável. Possui doutorado em Economia Política Internacional pela Universidade de Columbia, EUA, e é autor de diversos livros e artigos sobre economia internacional, comércio exterior e relações internacionais.
Em sua carreira profissional, Troyjo ocupou cargos de destaque no governo brasileiro e em instituições internacionais. Foi secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia (2019-2020), presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) (2020-2023) e diretor do BRICLab, Centro de Estudos sobre o Brics na Universidade de Columbia (2011-2019). Troyjo é um palestrante e consultor frequente sobre temas relacionados à economia global, comércio internacional e relações internacionais. É membro do conselho consultivo de diversas organizações internacionais e acadêmicas. Após deixar a presidência do NBD, em março de 2023, Troyjo passou a atuar na área de liderança transformacional na Blavatnik School of Government, ligada à Universidade de Oxford, na Inglaterra. Em setembro do mesmo ano, iniciou a mesma trajetória no Hoffmann Global Institute for Business and Society, vinculado ao Insead, sediado em Fontainebleau, na França. Troyjo é um especialista reconhecido em economia internacional e relações internacionais. Sua atuação no governo brasileiro e em instituições internacionais contribuiu para o fortalecimento da presença do Brasil no cenário global.

I Conferência Internacional Guararapes: 21 de setembro de 2023 no Forte das Cinco Pontas. Evento híbrido e gratuito - confirme sua presença enviando seu nome completo, RG e instituição para: [email protected]

Vagas limitadas!
 

Veja também

Curso gratuito de formação audiovisual está com inscrições abertas
capacitação

Curso gratuito de formação audiovisual está com inscrições abertas

Rebeca Andrade divide palco principal com Nadia Comaneci na COB Expo 2024
Ginástica Artística

Rebeca Andrade divide palco principal com Nadia Comaneci na COB Expo 2024

Newsletter