Logo Folha de Pernambuco

Narrativas que custam vidas – Políticas e Diplomacia 1.0

Henri Kissinger após o período de ausência de quatro décadas da universidade de Harvard, quando indagado por um aluno quais matérias precisaria estudar para se tornar um grande estadista como Kissinger, obteve a reposta:  “história e filosofia”.

Minha leitura desta brilhante fala de Kissinger; aquele que não conhece a sua história e a do seu país será dominado e finalmente aquele que não conhece filosofia será um péssimo comunicador.

Atualmente viemos em um mundo onde os “Jovens, imersos no mundo digital, não se identificam com o processo político que ainda se organiza em partidos políticos hierarquizados”. Enrique Natalino – Jurista e Cientista Político  

Para os jovens de hoje imperam a “Twitter Diplomacy” - Superficialidade, imediatismo e o “Mundo PSIC” - Precipitação, Superficialidade, Imediatismo e a Conturbação    

As narrativas encontram um terreno fértil para serem usadas como forma de poder e autoritarismo em um “Mundo PSIC” utilizando a ‘Twitter Diplomacy”. Observamos isto no conflito da Ucrânia e Rússia assim atualmente em diversos países democráticos, mas com líderes carismáticos com viés ditatorial.

A boa diplomacia deve ser do pais, de estado e não pessoal ou partidária. Ela deve representar os anseios do povo respeitando o seu passado para construir um futuro de paz.

Cabe a nós, O POVO estarmos atento e vigilantes para estes rápidos movimentos que podem destruir as democracias hoje existentes no planeta.
 

Veja também

Policial federal preso disse que foi cooptado por agente da Abin em plano para matar autoridades
KIDS PRETOS

Policial federal preso disse que foi cooptado por agente da Abin em plano para matar Lula, Alckmin e Moraes

Oito em cada dez homens mortos por arma de fogo no Brasil são negros, aponta pesquisa
VIOLÊNCIA

Oito em cada dez homens mortos por arma de fogo no Brasil são negros, aponta pesquisa

Newsletter