O que são 200 anos para você?
Esta semana, vamos ter a colaboração do colega Dr. Antonio Henrique Neuenschwander - Consul A.H. da República Helênica (Grécia), secretário da Aliança Consular do Nordeste.
O que são 200 anos para você?
Neste mês de março de 2021, no meio da severa pandemia, a Grécia comemora 200 anos desde que se libertou do Império Otomano. Foram mais de 480 de dominação Otomana.
Desde 1453 os Otomanos expandiram sua dominação até Constantinopla e implementaram gradualmente seu império. Foram tempos difíceis para o Gregos.
A Grécia se libertou numa época em que toda a região fervilhava, em boa medida sob a influência da revolução francesa. Os gregos sempre foram navegadores natos e ainda sob dominação Otomana, jovens gregos foram mandados para estudar na Europa ocidental e de lá trouxeram ideais iluministas que atearam fogo nas mentes locais.
Os esforços marítimos dos Ingleses, Russos e Franceses foram determinantes para o sucesso da empreitada Grega perante os Otomanos. E depois do sucesso dos cristãos gregos em libertarem-se dos turcos/otomanos, os Sérvios e Búlgaros seguiram o mesmo caminho.
A cultura grega é de extrema importância para nós, ocidentais. Muito do que se aqui se pratica e falamos, tem suas origens na Grécia. Muito do que somos veio da Grécia.
Quando pensamos em civilização antiga e paisagens incríveis, lembramos da Grécia. E estamos certos! Ela é um dos (senão o mais) belo lugar do mundo. E ela está logo ali, entre os Balcãs, Mares Egeu e jônico. Desde Recife se levam algumas horas até Lisboa e pouco tempo depois você desembarca em Atenas.
A Grécia tem um continente incrível e maravilhosas ilhas. Quase a metade dos seus pouco mais de 11 milhões de pessoas vivem na Capital Atenas.
As ilhas Gregas povoam os sonhos de muitos de nós. E sorte daqueles que tiveram a oportunidade por os olhos na Grécia. É uma experiência inesquecível e maravilhosa para sua alma.
Além das conhecidas e badaladas Mykonos e Santorini, você tem Creta, Corfu, Lemnos, Rhodes, Tasos, Lesbos, Hydra e Lefkada – dentre tantos destinos impressionantes.
A Grécia faz parte da comunidade Europeia e em regra, está de portas abertas para os Brasileiros. Não se exige visto de entrada e os preços lá praticados são muito amistosos. A pandemia apenas atrasa um pouco seu projeto, mas não há de impedi-lo.
A língua grega não é fácil, entretanto grande parte da sua população fala Inglês e recebe muito bem o turista. O Verão grego vai de Abril a Outubro, mas o continente tem recantos maravilhosos que vão lhe deslumbrar a qualquer tempo.
A pandemia vai passar e a Grécia continuará linda, maravilhosa e de braços abertos para lhe receber. Se atrase um pouco, mas não falte. Se prepara para viver a melhor temporada da sua vida. Será inesquecível. Eu garanto.
Antonio Henrique Neuenschwander
Consul A.H. da República Helênica (Grécia)