Quem é Greta Thunberg? Nunca ouviu falar?
Como pode uma garota de apenas 16 anos, portadora da Síndrome de Asperger, vivendo na Suécia, conseguir mobilizar tantos jovens em tão pouco tempo?
Ainda está se perguntando quem é ela? Bem, essa moça criou um dos mais importantes movimentos, no dia 20 de agosto de 2018, que teve origem em ambiente online, através da #hashtag #FridaysForFuture.
Apenas na semana de 15 de março, cerca de 1.6 milhões de “grevistas”, em 7 continentes, em mais de 125 países e em 2000 locais, estavam protestando para que as autoridades tomem providências para resolver, de uma vez por todas, os problemas ambientais.
Esses protestos sempre ocorrem às sextas-feiras e tem tido, em sua maioria, um grande apoio de jovens determinados a mudar o curso do planeta.
O movimento possui também um site www.fridaysforfuture.org.
O movimento organiza greves escolares pacíficas, a cada sextas-feira, com o intuito de chamar a atenção para os problemas climáticos. O objetivo é conscientizar as organizações e o governo sobre o descaso com que o tema tem sido tratado, exigindo medidas concretas.
O próximo protesto Global acontecerá no dia 24 de maio.
Interessante iniciativa estudantil.
Empresário há 35 anos e Presidente do Iperid (primeiro THINK TANK do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. ([email protected])
* A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.