Um ano de Diplomacia Econômica
Neste primeiro ano, trazendo reflexões sobre a temática da diplomacia econômica em nossa coluna, podemos observar uma sensível mudança e amadurecimento nos debates acerca das relações internacionais e do comércio exterior em Pernambuco.
Alguns temas tratados neste espaço:
Diplomacia Econômica e suas Origens
Japão, Pernambuco e o Mundo
Alexandre Gusmão, Henri Kissinger, Kim Jong-Um e os desafios para o Mundo atual
Tribunal de Justiça de Pernambuco
O papel do Legislativo e a Diplomacia Econômica – entrevista com Dep. Aluísio Lessa
Blade Runner 2049 e o mundo em 2050
Nacionalismo I
Nacionalismo II
Made in Pernambuco
Legado de Lutero e Pernambuco
Oceano Azul e a Diplomacia Econômica
Design Thinking - Bauhaus e Pernambuco
UK no Nordeste – entrevista com Graham Tidey
Diplomacia V.U.C.A
Carnaval – Soft Diplomacy
Chindia: que força é essa representada por esse nome?
Eleições e Diplomacia, uma visão estratégica para Pernambuco
Donald Trump, Stephen Hawking e o legado de cada um…
Suíça, Pernambuco e o Brasil: uma longa história
Prova Quádrupla e a Diplomacia Econômica
eEstonia
Planejamento Estratégico e o futuro da democracia
TRUMP /NAFTA
Ainda existem muitos passos a serem dados para evoluirmos e diminuirmos o déficit da balança comercial assim como a estruturação de uma diplomacia econômica sustentável.
Vale ressaltar um dos avanços, ocorrido esta semana, ao sermos convidados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sr. Antônio Mario de Abreu Pinto, e o Presidente de Suape, Sr. Carlos do Rêgo Vilar, para o “Encontro Pernambucano de Cônsules”, realizado no prédio administrativo de Suape, prestigiado por mais de 17 representantes consulares e diretores das entidades mencionadas e direção da ADdiper.
Com a palavra final no evento, aproveitei para parabenizar a iniciativa na esperança de que este seja o primeiro de muitos encontros de trabalho, para que haja continuidade e sustentabilidade ao processo de aproximação. Esta proximidade entre as esferas públicas e privadas com a rede consular promoverá um ambiente positivo e sinérgico, dentro de um cenário de grande competitividade global.
A diplomacia econômica engloba não apenas o simples comércio entre dois países e ou regiões, mas a preocupação sócio-ambiental e os efeitos provenientes do comércio e desenvolvimento de negócios.
Empresário há 35 anos e Presidente do Iperid (primeiro THINK TANK do Nordeste) – Instituto de Pesquisa Estratégica em Relações Internacionais e Diplomacia, Rainier Michael tem ampla experiência em trocas internacionais. O trabalho realizado por ele junto ao consulado esloveno, e designado “Diplomacia Econômica”, interpreta sob uma visão humana o desenvolvimento e o crescimento do Nordeste. Paulista de nascença, Michael se mudou para Pernambuco há dez anos, quando seus negócios no Estado cresceram de forma a tornar indispensável sua presença aqui. Seu comparecimento nos mercados pernambucanos, entretanto, é mais antigo do que isso. Antes de assumir o consulado, já era representante da DBG - Sociedade Brasil-Alemanha no Nordeste. É destacável, também, sua atuação enquanto presidente do Rotary Club Recife Boa Viagem. ([email protected])
A Folha de Pernambuco não se responsabiliza pelo conteúdo das colunas.