2021-2029. Quais forças ditarão na próxima década? Parte II
Uma década de grandes transformações e inquietações são algumas tendências que teremos pela frente. Uma questão é certa, quem não conseguir se adaptar e muito rápido de forma assertiva estará fora! Da mesma forma que tivemos choques de gerações no passados, vivenciaremos nesta década, mas com uma velocidade nunca antes vista. A inquietação e impaciência, características estas estudadas, pela geração conhecida com a geração Y, também chamada geração do milênio, geração da internet, terá grande influência nos países, sistemas políticos, economias, comércio GLOCAL (Global e Local). Será que 2021 será o ano da China ou o início da década da China?
Vamos continuar com algumas tendências:
Tendência 6: Saúde - Disrupção nas ciências biológicas
As pesquisas na área de saúde relacionadas à saúde digital, genética e longevidade terão um grande impacto político social mudando a demografia do planeta com a gestão das doenças crônicas e, o sempre presente, alto custo dessa gestão. A pandemia do Covid-19 quebrou paradigmas, barreiras de tempo e espaço para desenvolvermos e aplicarmos vacinas em tempo recorde inclusive demonstrando falhas estruturais históricas na prevenção primária e de saneamento básico inclusive em países do primeiro mundo.
Nas pesquisas genéticas a China, em particular, está rapidamente tirando a sua desvantagem em relação aos Estados Unidos, em números de pesquisas científicas, ao mesmo tempo em que o número de citações e publicações, relacionadas à patentes em biotecnologia, continua baixo.
Tendência 7: Investimento - SPAC: Estão de volta e maiores que antes.
SPAC (Special Purpose Acquisition Companies) IPO´s versus IPO´s tradicionais (Initial Public Offer). SPAC IPO´s são essencialmente o oposto para as IPO´s tradicionais.
Para quem ainda não conhece estas siglas segue uma breve explicação:
SPACs são essencialmente empresas “shell companies” sem operação comercial, criadas, especialmente e exclusivamente, para levantar capital para a compra de uma empresa existente. Este processo permite “pular” o processo tradicional de uma IPO. Como as SPACs não possuem operação anterior, a informação financeira destas depende, exclusivamente, da reputação de seu time gestor.
De acordo com a Refinitiv, existiam cerca de 165 global SPAC IPOs de janeiro até outubro de 2020, quase o dobro do número de SPAC IPOs criadas em 2019 e cinco vezes mais que 2015.
Tendência 8: Mercado - As Marcas precisam ser verdadeiras e serem orientadas por valores
Ao longo dos anos as marcas tem se preocupado cada vez mais em serem orientadas por valores. Em 2021 esta tendência deve ser consolidada.
A geração Y do milênio ou geração da internet, que hoje são a maior força de trabalho, irão moldar a sociedade e a política conforme sua imagem, cobrando das empresas uma ação autentica e alinhada com o discurso.
A transparência gerada pela internet e as mídias sociais tem impulsionado esta tendência para novos patamares, quebrando muitos tabus.
Tendência 9: Qualidade de Vida - Indivíduos e empregadores vão olhar com seriedade a Qualidade de Vida
Este último ano, a questão individual e coletiva piora da saúde mental tem sido temas constantes. Em resposta, muitas empresas estão, finalmente, olhando de forma séria a temática: saúde e qualidade de vida.
O ambiente de trabalho online e off-line, pós-Covid19 irá se reinventar, de um local de trabalho, para um ambiente onde os times se encontram, socializam e conectam.
Tendência 10: O elefante no ambiente
Muitos países utilizaram a imagem de um bebe elefante para visualizar a distância física mais segura entre indivíduos. Esse distanciamento social será um fator que alterará profundamente a nossa sociedade como conhecemos hoje.
A Covid-19 é o fator que continuará criando enorme impacto em 2021, ao mesmo tempo em que continuará gerando incertezas em todas as direções do pensamento humano e suas ações, dificultando o sucesso de qualquer previsão.
De forma geral, existe um consenso de que estaremos retornando para uma certa normalidade após o meio do ano até o final de 2021. Com exceção da China, a maioria das economias ainda estão engatinhando para administrar os aumentos de casos e seu resultado na economia.
Ainda é uma grande incógnita se o Covid-19 vai dominar as previsões de 2022 ou se poderemos já olhar para um período pós pandemia.