Logo Folha de Pernambuco

2021-2029. Quais forças ditarão na próxima década?

Conexões digitais - Pixabay

Inúmeros artigos têm descrito que vivemos o final da era Neoliberal, que teve início cerca de 40 anos atrás com o presidente norte-americano Ronald Reagan e a primeira ministra Margareth Thatcher. Saímos do momento “Bretton Woods” para a era Neoliberal e estamos no caminho expresso do que pode ser descrito como “capitalismo apoiado pelo estado ou state-sponsored capitalism”.  Este novo paradigma é uma resposta direta para os deslocamentos colossais que a globalização, liberalismo assim como a digitalização extrema trouxe para as sociedades do oeste. 

Quero ao longo dos próximos artigos apresentar algumas tendências que, acredito, ditarão a próxima década, 2021-2029.

Tendência 01
Aumento considerável da força e interferência da religião e suas crenças nos estados democráticos. O crescente aumento de doutrinas em alguns países e da identificação de um grupo étnico com determinada crença ou religião, tem sido tema crescente em discussões nos parlamentos. Até que ponto, hoje, temos estados laicos que podem respeitar, representar e agregar a diversidade atual?

Tendência 02
O aumento significativo de gatilhos políticos se sobrepondo aos sinais de Mercado. Nesta nova era de “capitalismo apoiado pelo estado ou state-sponsored capitalism”, os sinais endógenos dos mercados ficam embaçados com intervenções do estado, aumentando o custo do capital. Estamos muito perto de perder mercados livres, pois os bancos centrais estão estendendo a sua compra de ativos. Ao mesmo tempo o risco político e de políticas tem aumentado drasticamente, lançando sombras nos sinais de mercados tradicionais, aumentando a volatilidade e ruído no curto prazo. O trade baseado em algorítmico é um fator que tem reforçado esta tendência.

Tendência 03
Filantropia de Alto Impacto Social e Ambiental. Com o aumento da concentração de riqueza no mundo e da necessidade de uma maior visão e ação social e ambiental, as ações de filantropia e o interesse por este tem tido um grande incremento.

Tendência 04
Aumento da influência de Family Offices nas decisões nos fundos de investimentos.  A profissionalização e maior governança de empresas familiares tem influenciado a procura por formatos de Family Offices para herdeiros de grandes fortunas. É imperativo que estes formatos estejam aliados à necessidade dos gestores, que os investimentos sejam reconhecidamente sustentáveis e gerem alto impacto social.

Tendência 05
A China está crescendo para o status do chamado “core asset”. O país continua a se descolar dos Estados Unidos e a investir em mudanças estratégicas de crescimento de uma economia baseada nas exportações industriais para outra baseada em serviços e consumo interno. Ao contrário de muitas economias de mercados emergentes que tem muito de um único fator (p.ex: mão de obra barata), a China de hoje tem uma população com excelente formação escolar e está aumentando muito o investimento em pesquisa, desenvolvimento e tecnologia.

 

 

Veja também

Newsletter