Logo Folha de Pernambuco

Para o meu Pai

Sempre escrevo para tocar corações, para trazer boas novas, levar esperança para alguém que precisa.

Sempre escrevo para tocar corações, para trazer boas novas, levar esperança para alguém que precisa


Para o meu Pai.

Pai, a coluna de hoje é para você, meu amigo, meu amor.

Sempre escrevo para tocar corações, para trazer boas novas, levar esperança para alguém que precisa. Hoje, meu texto tem dono, um único: é para você, PAPAI!

Papai tem uma daquelas jornadas de vida que viraria um livro, uma série; haja histórias.

Ele nasceu em uma família super humilde, trabalhou desde cedo, e a educação foi a porta de entrada para “as coisas” acontecerem. Papai se tornou, mesmo diante de um cenário pouco provável, dentista.

Através da odontologia, do seu trabalho, do seu tino para o que é correto e, principalmente, com seu dom de lidar e gostar de gente, Papai se tornou um dentista reconhecido. E nós, como família, vivemos algo que falo tanto nos dias de hoje: a chamada ascensão social.

Fomos subindo os degraus da moradia, da educação, da saúde, do lazer — fomos tendo oportunidades. Coisas dadas por Deus, mas cavadas com muito trabalho por Papai.

Pense em um sujeito trabalhador, mas também presente, alegre, resiliente, aglutinador. Falei tudo isso sobre sua trajetória de vida e profissão para chegar ao ponto de que, se existe um lugar chamado Vitória, Papai venceu!

Olhando para ele hoje e querendo dizer: "Pai, obrigado por tudo e por tanto," eu separo três características dele que servem de lições para mim, para os filhos, netos e para você, que busca exemplos reais para se inspirar.

1- Papai não desistiu. Ele ouviu a voz que vinha do alto e que ecoava dentro dele. Ele se sente, até hoje, um missionário. Na caminhada, deve ter ouvido muitos nãos, recebeu algumas mãos amigas, mas tantas outras não o apoiaram, não ajudaram. Mesmo assim, ELE FOI LÁ E FEZ!

2- Papai sabia que ia dar certo. Baseado no princípio de que quem faz as coisas certas vence, ele venceu! Papai não deixou ninguém para trás, não seguiu caminhos tortuosos, ele trabalhou, madrugou, focou no alvo. O dele era mudar a história da sua família, mudar a odontologia, gerar oportunidades para mais pessoas vencerem. ACREDITE EM VOCÊ!

3 - Papai se diverte todos os dias. Impressiona seu nível de saúde mental. Ele é alguém saudável, que sempre mira na solução e agradece nos dias difíceis. A mente de Papai vence o dia da derrota. Esse termo não cabe nele. Mente sã, corpo são, vida sã. Não conheço um dia em que Papai estivesse triste, abatido. SAIBA SE DIVERTIR NA MISSÃO!

Pai, finalizo minha coluna de hoje dizendo que o meu presente é lhe ter, e o seu presente é que o legado da sua vida se eternize. Essa é a missão de quem vem depois: filhos, netos e gente que se inspira em você.

Te amo, você é uma bússola para mim e para tantos. Orgulho de ser seu filho!

Feliz dia, Papai!

Essa coluna de hoje é dedicada a todos os Pais, Padrastos e ao meu Pai, Marcelo Venicius.

Veja também

Newsletter