Aceleramos o Mustang Mach 1 na pista; Muscle Car é pura emoção

O Mustang Mach 1 é a melhor opção entre os muscle cars da Ford - Divulgação/Ford

Dentro ou fora das pistas, O Mustang Mach 1 é a melhor opção entre os muscle cars da Ford vendidos e emplacados no Brasil. O esportivo também é o mais caro custando R$ 523.950 com a entrega do V8 5.0 de 483 cv de potência. São 17 cavalos a mais e considere o mesmo torque de 57 quilos. Série limitada de produção dirigimos no Autódromo de Velo città, em Mogi Guaçu, palco da Stock Car e da Porsche Cup. Quer mais? Acompanhe comigo os detalhes.
 

Essa é a quarta geração do Mach 1 e vou traduzir para vocês, o que significa o nome. Saiba que Mach 1,00 é igual à velocidade do som, ou seja, 1216 km/h ao nível do mar. Quando a velocidade considerada for menor que a do som. Detalhe que não corresponde ao Musta que vai aos 250 Km/h limitado eletronicamente.

Depois de 17 anos desde a sua última atualização, o Mach 1 conta com essa calibrada mecânica que sinceramente fica imperceptível na pista. Vale mais o design exclusivo, aerodinâmica refinada e vários aprimoramentos de peças compartilhadas com os de icônicos  Bullitt, Shelby GT350 e Shelby GT500, incluindo sistema de arrefecimento do diferencial traseiro e radiador da transmissão. O Mach 1 é um pé fora da linha Performance da Ford. 
 

A opção é a primeira do Mustang a receber o aplicativo FordPass Connect, finalmente mais tecnologia, como as funções remotas do veículo, destravamento das portas e contato. O sistema de som tem a assinatura B&O, Bang Olufsen de 12 falantes e pode ser considerado um estouro. A tela de oito polegadas oferta Carplay e Android Auto.

O Mach 1 é limitado, como já disse, mas não existe essa de contagem dos números, porque é por tempo de produção. O primeiro lote de 80 unidades desapareceu em um dia e os entusiastas entenderam que a substituição do Black Shadow no Brasil seria bem feita.

 

Debaixo do capô o esportivo recebeu o motor Coyote V8 5.0 e transmissão automática de dez velocidades, bem acertada, com o propulsor capaz de desenvolver 483 cavalos de potência e 56,9 kgfm de torque. De acordo com a marca, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,3 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. Deveria ser menos de 4 segundos? Sim mas significaria algo para você? A frenagem é firme com assinatura Brembo e para reforçar dentro do veículo, oito bolsas infláveis.

O Mach 1 tem também um novo conversor de torque, com trocas mais rápidas, e componentes de alta performance. Entre eles, estão a barra antitorção e o sistema de indução de ar “open air box” do Mustang Bullitt. Isso você percebe quando começa a "esticar" o carro no autódromo. 
 

O coletor de admissão, o corpo de borboletas maior, o sistema de arrefecimento do motor e o radiador da transmissão vêm do Shelby GT350. Já o escapamento, o difusor traseiro, o conjunto de braços e buchas da suspensão traseira e o sistema de arrefecimento do diferencial traseiro são compartilhados com o Shelby GT500. Falei que o Mach 1 é passe de acesso para a turma de cima.

A cabine tem cockpit, com forte influência aeronáutica e focada na ergonomia. Os comandos na direção e no painel de instrumentos, o câmbio e o console central contribuem para essa fuselagem de avião, a Ford explica bem isso no texto de informação do produto. 
 

Para a dirigibilidade, a fabricante disponibiliza sete modos de direção: Normal, Esportivo, Esportivo+, Pista, Drag, Neve/Molhado e My Mode. Todos eles se adaptam as configurações do veículo e recomendo que o esportivo mais cabe bem até mesmo quando você sai de casa e utiliza o "estágio de conforto".

O Mustang permite isso porque quando você perceber vai entender uma direção funcional leve e elétrica, a suspensão mais suave dentro da cidade e a condução do possante mais urbano. Pode arriscar, provar e entender que o Mach 1 tem predicados para ser o primeiro carro da sua casa com o porta-malas cabendo 382 litros por sinal. Vai encarar? O carro é massa!
 

Veja também

Governo detalha liberação de R$ 1,7 bi do orçamento de 2024
ECONOMIA

Governo detalha liberação de R$ 1,7 bi do orçamento de 2024

GT de Economia Global faz última reunião antes de cúpula do G20
G20

GT de Economia Global faz última reunião antes de cúpula do G20

Newsletter