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Aceleramos o novo Fiat Pulse; Veja versões e preços

O Pulse chega em cinco versões, sendo a de entrada por R$ 79.990

Fiat Pulse - Divulgação/Fiat

O lançamento mais importante da Fiat no Brasil nos últimos 10 anos. É dessa forma que a montadora italiana está tratando a chegada do Pulse, que nós testamos no pré-lançamento realizado no circuito Panamericano, no interior de São Paulo.


A empolgação da Fiat não é à toa, afinal, é a entrada da marca no mais cobiçado e disputado segmento do mercado brasileiro, o de SUVs compactos. E ela chega forte na disputa, com o motor 1.0 turbo com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático do tipo CVT que simula 7 marchas. Mas vamos falar daqui a pouco desse conjunto que aceleramos na pista.

Vamos começar com as versões e os preços. O Pulse chega em cinco versões: A de entrada é a Drive Manual (R$ 79.990), com motor Firefly 1.3 de 109 cv e caixa manual de cinco marchas. A Drive Automático (R$ 89.990) tem o mesmo motor aspirado só que acoplado à transmissão CVT. Na sequência vem a Drive Turbo 200 (R$ 98.990) com o novo motor 1.0 turbinado + CVT, mesmo conjunto mecânico das versões mais caprichadas, que são a Audace Turbo 200 (R$ 107.990) e a Impetus Turbo 200 (R$ 115.990). A diferença entre as três versões turbinadas está no nível de equipamentos de série e acabamento. Tivemos contato com as versões mais caras e vamos mostrar aqui a Impetus. Do lado de fora, aquela expectativa de ver um Argo “anabolizado” ou um “Argão” como muita gente estava chamando o Pulse, é logo desfeita. A novidade tem desenho próprio e bonito, o que a Fiat chama de “autêntico design italiano”. Vale lembrar que o SUV foi 100% desenvolvido na América do Sul, pensado para o nosso mercado em todos os sentidos.

Fórmula conhecida
Dá para notar que a Fiat seguiu uma fórmula que seus rivais já vem usando, como a queda do teto no estilo cupê na traseira, faróis com assinatura visual em LED, teto bicolor em todas as versões e uma boa altura do solo, com de ângulos de ataque e saída suficientes para pequenas aventuras. No interior do Pulse você vai ver um acabamento semelhante ao que encontramos no segmento: muito plástico duro no console, portas e painel. Mas nas versões Audace e Impetus o capricho da estamparia dá um refinamento a mais que agrada. Em relação à tecnologia embarcada, o Pulse na versão que testamos faz bonito. Destaque para o painel digitam de 7 polegadas, ar-condicionado digital, partida remota ou por botão, monitoramento de pressão dos pneus e muita conectividade sem fio. Além do carregador por indução, você espelha o seu smartphone à central multimídia de 10,1 polegadas via android auto e Apple Carplay sem o cabo. O Fiat Conect dá as ordens no APP com vários acessos remotos ao carro, além da internet wi-fi a bordo.O espaço interno está condizente com a categoria, mas se comparado com o rival Nivus, o Pulse perde no espaço para os ocupantes de trás com um entre-eixos menor e também no porta-malas de 370 litros.

Acelerando bem

Na pista do Circuito Panamericano tivemos a chance de acelerar bem o Pulse com motor 1.0 turbo e injeção direta de combustível. A Fiat conseguiu tirar 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque do bloco com três cilindros, dando ao conjunto o título de mais potente da categoria.

O resultado na pista é bom. O câmbio CVT tira um pouco da diversão, mas se você fizer uso das alavancas do paddle shift para controlar as variações simuladas de marcha, poderá sorrir mais ao pisar fundo no acelerador do Pulse. O que ficou claro é que o SUV compacto da Fiat tem a fórmula ideal para a cidade, com agilidade nas saídas e retomadas no trânsito e fôlego para quem gosta de colocar o pequeno utilitário na rodovia. Em relação ao consumo, a Fiat não deu muitos detalhes no pré-lançamento, mas falou em 13 km/l no circuito misto entre cidade e estrada com gasolina. Poderemos fazer os testes quando recebermos o modelo para avaliação no Recife.

A Fiat também preparou um pequeno circuito off-road para a gente testar o Pulse. Os atributos aventureiros do SUV estão um pouco acima da média. A montadora comparou os números de altura do solo, ângulos de ataque e saída com alguns concorrentes sem dar nomes e o Pulse ganhou de todos. Na prática, o modelo passou pelos obstáculos leves, sem raspar e deixar os ocupantes desconfortáveis. Dá sim para encarar uma caminho mais irregular, mas nada de pensar que está a bordo de um 4×4 off-road. A proposta aqui é urbana.

Confira o vídeo do Fiat Pulse:


Confira os destaques de cada versão da linha 2022 do novo SUV da marca e seus respectivos preços:

DRIVE 1.3 FLEX MANUAL – R$ 79.990

Airbags (4) – Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)

Alarme antifurto

Fiat Sound System

Ar-condicionado automático e digital

ASR (Controle eletrônico de tração)

Central multimídia com tela de 8,4″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.

Chave canivete com telecomando

Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante

Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)

Direção elétrica

ESP (Controle eletrônico de estabilidade)

ESS (Sinalização de frenagem de emergência)

Faróis em LED

Função “Follow me Home”

Hill Holder (Assistente partida em rampa)

Lanterna traseira em LED

LED DRL

Piloto automático (Cruise control)

Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down

Roda de liga leve de 16 polegadas

Sensor de estacionamento traseiro

TC+ (Traction Control Plus)

Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h

Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento

Volante com regularem de altura

iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)

Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)

Quadro de instrumentos 3,5″ multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável

DRIVE 1.3 FLEX AUTOMÁTICA – R$89.990

Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Manual:

Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)

Maçanetas externas na cor da carroceria

Retrovisores externos na cor da carroceria

Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos

Modo Sport com botão de acionamento no volante

Opcionais

Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.

Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

DRIVE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 98.990

Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Automática:

Novo motor Turbo 200 Flex com 130 cv

Opcionais

Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry’n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.

Pack Connect////Me (R$ 3.150) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.

AUDACE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 107.990

Acrescenta em relação à Drive Turbo 200 Flex Automática:

Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas

Carregador wireless para smartphones por indução

Key Less Entry’n Go

Partida Remota via chave

Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)

Volante com revestimento em couro

Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)

ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)

Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular

Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada

Opcionais

Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor

Pack Connect////Me (R$ 3.650) – Fiat Connect////Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”

IMPETUS TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 115.990

Acrescenta em relação à Audace Turbo 200 Flex Automática:

Bancos revestidos em couro

Cluster 7″ Full Digital

Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps

Sistema de navegação GPS embarcado

Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia

Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado

Sensor de estacionamento dianteiro

Tapetes de carpete

Teto bicolor

Volante com regularem de altura e profundidade

Central multimídia com tela de 10,1″ touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C

Opcional

Pack Connect////Me (R$ 2.650) – Fiat Connect////Me

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