“Airbags mortais” Takata: 2,5 milhões de carros no Brasil precisam fazer recall; saiba se seu veículo está na lista

Mais de 30 pessoas, sendo 7 brasileiras, morreram por defeito que lança pedaços de metal a 320 km/h

Airbags Takata: recall é considerado o maior da história automobilística - FreePik

Quase 2,5 milhões de carros fabricados entre 2001 e 2018 estão com um recall pendente por uma falha nos airbags que já matou sete pessoas só no Brasil.

Apelidados de “airbags mortais”, os itens de segurança da marca japonesa Takata podem apresentar uma falha literalmente mortal.

Isso porque para inflar o dispositivo, quando acionado, a Takata utilizava um composto químico chamado nitrato de amônio, que em contato com calor e umidade ao longo do tempo, pode tornar o composto altamente explosivo, além de corroer partes metálicas do equipamento.

Ao explodir, podem ser lançados fragmentos metálicos em alta velocidade dentro do veículo, que, geralmente, atingem em cheio os passageiros dos veículos, principalmente o motorista.

Registros mostram que o defeito nos airbags da Takata já foi responsável por pelo menos sete mortes no Brasil até 2021, além de numerosos ferimentos graves.

De acordo com Rodolpho da Hora, perito em trânsito do Rio de Janeiro, em entrevista ao Fantástico, da TV Globo, neste último domingo (25), “a bolsa abre a cerca de 320 km/h. Então, juntando uma explosão muito forte, com uma peça fragilizada (pelo composto químico), esses fragmentos, que estão a menos de um metro do motorista, saem como se fossem um tiro a queima-roupa”.

Entre os modelos afetados, estão os da marca Fiat, Honda, Chevrolet e Volkswagen.

Produto usado nos airbags é explosivo e, ao ser lançado com a explosão do item, podem perfurar o corpo dos ocupantes do veículo
Produto usado nos airbags é explosivo e, ao ser lançado com a explosão do item, podem perfurar o corpo dos ocupantes do veículo. Foto: Reprodução/TV Globo

Mortes recentes no Brasil
Em 2022, um homem de 38 anos morreu no Ceará após ser atingido pelo dispositivo, que explodiu. A princípio, o caso foi tratado como homicídio por haver uma perfuração no pescoço do motorista, mas o Departamento de Homicídios do estado constatou o defeito dos airbags.

Em abril deste ano, o mesmo aconteceu com o motorista Cleber Moreira, em Sergipe. Ele dirigia um Chevrolet Celta e após uma leve colisão, os airbags explodiram, atingido-o no tórax, e causando sua morte no local.

A partir dessa constatação, a Chevrolet convocou mais de 235 mil unidades dos modelos Celta e Classic para o recall.

A Takata faliu quatro anos após a descoberta do problema no equipamento. A empresa japonesa se declarou culpada.

Segundo a agência federal de segurança automobilística dos Estados Unidos, mais de 20 milhões de carros com dispositivos defeituosos foram vendidos, e a empresa arcou com uma multa que passou de 1 bilhão de dólares.

Maior recall da história
Além do Brasil e dos Estados Unidos, outros países passam pelo mesmo problema, o que faz com esse recall seja considerado o maior da história da indústria automobilística.

Só no Brasil, mais de 5 milhões de carros foram chamados para trocar a peça com defeito, mas só metade dos condutores levou o carro para revisão.

Fabricantes têm adotado diversas estratégias, como o envio de notificações diretas e campanhas publicitárias. A Chevrolet chegou até a oferecer R$ 500 em combustível para os proprietários dos veículos afetados que comparecessem para a substituição do airbag.

Vale lembrar que o recall é gratuito, e a lei obriga as montadoras a anunciar os reparos em meios de comunicação, como televisão, jornais e rádio, além dos sites das próprias marcas.

Saiba se seu veículo precisa de recall
Se não sabe se seu carro está na lista para o recall dos airbags, basta acessar o site da Secretaria Nacional de Trânsito. Por lá, basta inserir o número do chassi ou da placa.

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