Alinhamento e balanceamento em dia ajudam na economia de combustível e aumentam vida útil dos pneus
Em média, juntos, os serviços custam a partir de R$ 140 e podem chegar a R$ 200, a depender do carro
Você já esteve em uma situação em que seu automóvel está com o volante “puxando” para algum dos lados? Esse problema é mais comum do que se imagina. Com nossas estradas e ruas que muito deixam a desejar, os buracos acabam desalinhando as rodas do carro. Com isso, é preciso procurar uma oficina especializada para fazer o serviço e as correções necessárias.
Além do alinhamento, o balanceamento é outro serviço que pode ser realizado para deixar o carro alinhado. É que o automóvel desalinhado tende a gastar mais combustível e ainda pode reduzir o tempo de vida dos pneus. Em média, juntos, os serviços custam a partir de R$ 140 e podem chegar a R$ 200, a depender do automóvel. O serviço leva em torno de 1h30 para ser concluído.
O alinhamento tem o objetivo ajustar o ângulo dos pneus, alinhando-os ao volante, sendo necessário um ajuste constante. Os buracos e irregularidades do asfalto são grandes vilões para o carro, sendo responsáveis por desalinhar ainda mais o veículo. "Com desvios excessivos, as bordas dos pneus sofrem ainda mais desgaste, resultando em empeno para um dos lados. Um carro alinhado previne o desgaste irregular dos pneus, aumentando a vida útil e contribuindo ainda para economia de combustível do veículo", explica Paulo Ferreira, responsável técnico da Unibloco Alinhamento Técnico.
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Já o balanceamento é percebido no volante, quando ele começa a tremer e fazer barulho. A trepidação pode ser vista também no carro todo, no piso, assentos, chegando até o painel. "Em geral, isso acontece porque os pneus estão recebendo peso sempre do mesmo lado, com uma quantidade maior de sobrecarga em apenas uma ou 2 rodas. O objetivo do balanceamento é justamente corrigir o desequilíbrio dos pneus que causam esse movimento, reduzindo as vibrações internas", afirma Ferreira.
Ambas as manutenções são feitas com equipamentos de precisão e totalmente automatizados. Tanto o alinhamento quanto o balanceamento são eralizados em máquinas, onde as rodas são analisadas com a finalidade de verificar se estão convergindo ou divergindo, possibilitando a distribuição igual do peso, trazendo equilíbrio. Os dois procedimentos são fundamentais para a segurança da condução.
Para a maioria dos carros, tanto o alinhamento quanto o balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil km rodados. Fazê-los possibilita não apenas que o veículo fique mais seguro, mas que sofra menos desgaste nos pneus, gerando mais economia de combustível e aumentando a duração da vida útil do pneu.
“Por serem serviços com preços mais acessíveis, a manutenção gera economia a médio e longo prazos, pois diminui as idas ao mecânico para corrigir falhas, além de evitar que outras partes do carro sofram desgastes desnecessários”, acrescenta Ferreira.