Alinhamento X Balanceamento: saiba identificar o que é preciso regular
Trepidação no volante, desgaste irregular dos pneus e carro “puxando” para os lados requer cuidados
Dois itens imprescindíveis na hora da manutenção ou na troca de pneus antigos por novos: o alinhamento e o balanceamento de veículos. São dois termos bem conhecidos dos motoristas, mas será que todos sabem o que de fato significam e os fatores que comprometem diretamente a performance do carro, podendo causar até acidentes, caso esses dois itens estejam irregulares?
Muitos pensam que os dois nomes significam a mesma coisa, mas não são. Porém, a diferença é bem simples: alinhamento é sobre o sistema de direção do veículo e balanceamento trata da vibração.
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O alinhamento, como o próprio nome diz, alinha os ângulos das rodas do carro para que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si. Ele é importante para ajudar o motorista a manter o controle do veículo, por exemplo. Além disso, evita o desgaste irregular dos pneus, economiza combustível e assegura uma direção firme para quem dirige.
Já o balanceamento é a manutenção feita com o propósito das rodas girarem sem vibrações, garantindo o equilíbrio do conjunto de pneus e rodas.
A equipe da Super Visão, uma das mais reconhecidas redes de vistoria automotiva do país, deu dicas de como realizar ambos serviços de manutenção preventiva.
Alinhamento
De acordo com os especialistas, para saber se o carro precisa de alinhamento, quando estiver dirigindo em linha reta “afrouxe” a mão no volante. Se o veículo for sozinho, para a esquerda ou direita, já é um bom sinal de que o alinhamento se faz necessário.
Além disso, é importante verificar o estado do veículo após algum acidente, mesmo que a colisão seja simples, como quando a roda bate no meio fio ou em algum objeto.
Também é possível saber se o carro precisa de alinhamento quando há desgaste anormal ou desigual dos pneus, no caso de problemas no controle do volante e quando a direção não retorna facilmente após uma curva ou vai para a direita ou esquerda sozinho em uma linha reta.
É importante fazer o alinhamento quando trocar componentes da suspensão ou direção e após a troca do conjunto de pneus.
Balanceamento
Segundo a equipe de vistoria automotiva, o balanceamento precisa ser feito periodicamente, mesmo que o carro não apresente nenhuma alteração de funcionamento.
Mas quando ele deve ser feito? O ideal é a cada 10 mil quilômetros rodados; sempre que houver substituição ou conserto de pneus; substituição de elementos do conjunto rodante, como pastilhas de freio, rolamento da roda e peças de suspensão.
Porém, ao sentir trepidações no volante, é importante procurar o serviço imediatamente, pois o carro desbalanceado fica instável e pode causar acidentes.
Além disso, o balanceamento previne o desgaste excessivo dos pneus, evitando problemas nos componentes da suspensão e da direção. De acordo com a Super visão, manter o carro com um bom alinhamento e balanceamento é o básico para garantir a segurança do veículo e dos passageiros.