Logo Folha de Pernambuco

Análise: novo Polo GTI poderia substituir o Golf GTI no Brasil?

Polo GTI - Divulgação/Volkswagen

A Volkswagen apresentou o novo Polo GTI no mercado Europeu. Aqui no Brasil ainda estamos com o Polo sem as mudanças visuais que já chegaram ao Velho Continente. A mudança por aqui só deve ocorrer no primeiro semestre de 2022, com a chegada da linha 2023.

Sabemos também que a sigla GTI não faz parte da família Polo aqui no Brasil. A versão esportiva que podemos desfrutar no país é a GTS, com motor 1.4 TSI de 150 cv e 25,4 kgfm de torque. Já o GTI europeu é mais apimentado, pois tem sob o capô o motor 2.0 TSI que entrega 204 cv e 32,6 kgfm de torque ao hatch compacto com transmissão DSG de sete velocidades.
 

Mas será que o Polo GTI teria mercado no Brasil? Desde a saída do Golf de nossas prateleiras, a Volks deixou um vácuo no segmento dos hatchs “esportivos de verdade”. O Polo GTS não tem as prerrogativas para satisfazer os clientes de Golf GTI, mas o Polo GTI talvez tivesse.

O maior entrave por aqui seria o preço, uma vez que o Polo GTS já passou há tempos da casa dos R$ 100 mil. Quando custaria então um Polo GTI por aqui? Não poderíamos esperar nada abaixo dos R$ 200 mil, o que deixaria o compacto em um nicho ainda menor de mercado.

 

Cabe a nós brasileiros entusiastas da linha esportiva da Volks esperar que, pelo menos no visual, o novo Polo GTS siga as linhas do GTI europeu. Só assim poderemos sentir um pouco do gosto que outros mercados sentem ao ver um hatch esportivo de verdade nas ruas.

Veja também

Uma mulher é assassinada pelo parceiro ou por um parente a cada 10 minutos no mundo
ONU

Uma mulher é assassinada pelo parceiro ou por um parente a cada 10 minutos no mundo

Na pele da divertida Marlene, Deborah Secco solta a voz e comemora a 2ª temporada de "Rensga Hits!"
televisão

Na pele da divertida Marlene, Deborah Secco solta a voz e comemora a 2ª temporada de "Rensga Hits!"

Newsletter