Logo Folha de Pernambuco
FMOTORS

BYD abrirá fábrica na Turquia

Nova fábrica da montadora chinesa de veículos elétricos, BYD, terá capacidade de produção de 150 mil

Montadora chinesa bydMontadora chinesa byd - Reprodução

A Turquia assinou nesta segunda-feira (8) um acordo de 1 bilhão de dólares (5,4 bilhões de reais, na cotação atual) com a montadora chinesa de veículos elétricos BYD para abrir uma fábrica no seu território, anunciada a Presidência turca.

O acordo, assinado em Istambul pelo ministro turco da Indústria e Tecnologia, Fatih Kacir, na presença do presidente Recep Tayyip Erdogan, prevê um investimento de 1 bilhão de dólares (R$ 5,4 bilhões).

Segundo o ministério, a BYD abrirá uma fábrica com capacidade de produção de 150 mil carros por ano e que gerará 5 mil empregos diretos.

Ainda não foi indicado onde será sua localização, mas segundo observadores, a BYD deve ser instalada na província de Manisa, perto da cidade costeira de Izmir, no oeste da Turquia, em terrenos doados pelo Estado.

A BYD inaugurou recentemente uma fábrica na Tailândia, que já tem capacidade de produção de 150 mil veículos por ano.

A União Europeia anunciou nesta quinta-feira a adoção de tarifas provisórias adicionais de até 38% sobre as empresas chinesas que fabricam veículos elétricos.

A implementação da BYD na Turquia permitirá à montadora ter acesso ao mercado europeu evitando estes impostos.

Além disso, o mercado turco está em expansão: as vendas de automóveis elétricos se multiplicaram por nove em 2023, o que tornou a Turquia um mercado maior do que a Itália ou a Espanha.

A Turquia tem experiência reconhecida no setor automobilístico, com uma rede de mais de 530 terceirizados. Desde a década de 1970, o país atraiu diversos fabricantes, incluindo Fiat, Renault, Ford e Toyota.

Veja também

Newsletter