BYD apresenta novo motor híbrido-flex que vai equipar o Song Pro fabricado no Brasil
Greentech também dobrou meta para 20 mil postos de trabalho na fábrica em Camaçari, na Bahia
Nesta segunda (2), a BYD anunciou um novo motor flex para os modelos super híbridos que vão ser produzidos na planta de Camaçari, na Bahia. Em evento na fábrica, a maior da marca fora da China, para uma visita técnica, que contou com a presença do governador do Estado, Jerônimo Rodrigues e do Ministro da Casa Civil, Rui Costa, a greentech apresentou a tecnologia inovadora que combina o etanol, combustível verde amplamente produzido no Brasil, com a eletricidade, oferecendo uma solução sustentável e adaptada ao mercado local.
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O motor vai ser o 1.5 flex e vai equipar o modelo pioneiro BYD Song Pro que vai ser fabricado no Brasil. A tecnologia, baseada na plataforma DM-i, alia eficiência energética e desempenho superior, com preços competitivos em relação aos veículos tradicionais. O motor flex será fabricado em Camaçari, assim como também o Dolphin Mini (carro 100% elétrico).
Segundo a BYD, o motor flex também melhora a eficiência do veículo, reduzindo a diferença de rendimento em relação à gasolina e garantindo um desempenho superior em diversas condições. O projeto contou com a colaboração de mais de 100 engenheiros chineses e brasileiros, reforçando a cooperação entre os dois países e o desenvolvimento de tecnologias que unem inovação e sustentabilidade.
"Estamos entusiasmados em produzir no Brasil o primeiro SUV híbrido plug-in flex, uma inovação que combina tecnologia de ponta e sustentabilidade. Com o início da produção em Camaçari, o complexo posiciona o Nordeste como um polo estratégico de inovação, sendo referência para a América Latina", Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto. Outra novidade é que o BYD Dolphin Mini, carro 100% elétrico mais vendido do país, será o segundo modelo oficialmente a ser produzido na fábrica de Camaçari. Versátil, tecnológico e muito econômico, o modelo conquistou os brasileiros.
Geração de emprego
Na ocasião, a BYD anunciou também a contratação de 10 mil trabalhadores para a fábrica, entre janeiro e agosto de 2025. No total, a previsão agora é do complexo gerar um total de 20 mil empregos diretos e indiretos.
A partir de janeiro, a BYD prometeu dar os detalhes de um programa de contratações que promete movimentar profissionais da Bahia e de outros estados. O cronograma prevê a abertura de 2 mil vagas em janeiro, 3 mil em maio e 5 mil em agosto. Os novos colaboradores serão integrados às diversas áreas da nova fábrica.
“Com a contratação de 10 mil trabalhadores, estamos não apenas impulsionando a economia local, mas também contribuindo para o desenvolvimento de uma cadeia de valor mais verde e eficiente. A BYD está transformando Camaçari no Vale do Silício da América Latina. Estamos construindo um grande centro de P&D, treinando engenheiros e técnicos locais para liderarem em inovação. E isso é apenas o começo”, afirma Stella Li, CEO Américas e Europa e vice-presidente executiva global da BYD.
O governador Jerônimo Rodrigues enfatizou a relevância do projeto. “Importante para a Bahia e para o Brasil ver o avanço na instalação do complexo fabril da BYD em Camaçari. Este projeto simboliza a atração de investimentos, geração de emprego e renda, avanço tecnológico e o desenvolvimento sustentável que trabalhamos diariamente para promover em nosso estado. Estamos fazendo acontecer essa revolução no presente, com o olhar voltado para o futuro, e os investimentos vão continuar ampliando nossa capacidade de gerar oportunidades para baianos e baianas”, destacou o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
A BYD também celebrou outro marco importante em novembro, com um recorde de vendas no país, somando um total de 12.308 veículos.
“Nossa meta é consolidar a BYD entre as três marcas que mais vendem no país nos próximos cinco anos. Esperamos um aumento contínuo nas vendas de modelos híbridos e elétricos, acompanhando o crescimento do mercado e a expansão de nossa infraestrutura no Brasil. Hoje a BYD já conta com mais de 150 concessionárias em todos os estados”, destaca Alexandre Baldy, vice-presidente Sênior da BYD no Brasil e head comercial e marketing da BYD Auto.
Obras na fábrica de Camaçari
As obras da nova fábrica da BYD, que começaram oficialmente há menos de nove meses, estão em ritmo acelerado. A fase 1.1 do projeto engloba o galpão para a montagem dos carros no sistema SKD (Semi Knocked Down), a fábrica de inspeção final e as pistas de teste de velocidade e obstáculos. A conclusão desta fase está prevista para começar após o carnaval de 2025.
Em seguida, as obras vão se concentrar na fase 1.2, que contempla a produção completa de veículos elétricos e híbridos e terá 28 novas edificações e 2 pátios. A produção plena dos modelos deve começar ainda em 2025. Com esses avanços, a BYD reforça seu compromisso com a produção local e a expansão do mercado de veículos sustentáveis no Brasil.
A nova planta terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano na primeira fase de operação e 300 mil unidades na segunda fase.