Logo Folha de Pernambuco

BYD Shark: chinesa lança primeira picape híbrida da marca com 430 cv e autonomia de 480 km

Sob a plataforma DMO, BYD Shark deve chegar ao Brasil em setembro por menos de R$ 300 mil

A picape híbrida BYD Shark, primeiro veículo da marca produzido fora da China - Divulgação/BYD

A BYD lançou a primeira picape híbrida plug-in da marca. Batizado de Shark, o modelo é equipado com a Plataforma DMO Super Híbrida Off-road, combinando perfeitamente o estilo robusto do off-road com recursos de segurança e o conforto de uma SUV.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BYD Auto Brasil (@bydautobrasil)

"Como líder global em tecnologias de nova energia, a BYD permanece comprometida em criar soluções inovadoras para usuários em todo o mundo. Com a introdução de nossa primeira picape de energia limpa, a BYD Shark, estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada, proporcionando aos usuários um estilo de vida caracterizado por oportunidades ilimitadas. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde",  afirmou Stella Li, Vice-Presidente Executiva da BYD e CEO da BYD Americas.

BYD Shark: design inspirado em tubarões, mesclando habilmente tecnologia futurista com poder bruto.
BYD Shark: design inspirado em tubarões, mesclando habilmente tecnologia futurista com poder bruto. Foto: Divulgação/BYD

Design
Para a picape de médio a grande porte, a BYD apostou numa distância entre eixos de 3.260 mm, com uma proporção de distância entre eixos de 59,7%, garantindo uma experiência de condução espaçosa no novo Shark. 

Falando no nome, sob a orientação do Diretor de Design da BYD, Wolfgang Egger, o design do veículo se inspira em tubarões, mesclando habilmente tecnologia futurista com poder bruto. 

O veículo tem uma luz de LED que atravessa toda a frente, remetendo à boca aberta de um tubarão deixando o veículo com um aspecto de agressividade.

As laterais possuem linhas fluídas que refletem o movimento de um tubarão em águas profundas. Na traseira, uma luz inspirada na nadadeira de um tubarão.

O design interior futurista foi desenvolvido por Michele Jauch-Paganetti, Diretor de Design de Interior da BYD. Com um painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, a cabine da BYD Shark estabelece um novo padrão de funcionalidade e modernidade.

BYD Shark: design interior futurista, com painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas.
BYD Shark: design interior futurista, com painel de instrumentos LCD de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas. Foto: Divulgação/BYD

Motor e potência

Plataforma Super Híbrida Off-road, uma inovação tecnológica da BYD.
Plataforma Super Híbrida Off-road, uma inovação tecnológica da BYD. Foto: Divulgação/BYD

A BYD Shark vem com sistema híbrido elétrico EHS e um motor de alta potência de 1.5T, atinge uma potência máxima de mais de 430 cavalos.

A picape vai de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos, tempo que supera outros modelos da categoria. 

Aproveitando a capacidade do inteligente AWD elétrico, a BYD Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos, alinhando-se com o coeficiente de adesão ideal em diversas superfícies de estrada.

A potência robusta combinada com controle eletrônico preciso marca uma mudança de paradigma em relação aos sistemas convencionais de AWD a combustível, oferecendo um nível elevado de confiabilidade e facilidade para os usuários de picapes que buscam aventuras off-road.

Economia de combustível
A tecnologia DMO também ajuda na economia de combustível. Comparada a outras picapes a combustível em sua classe, a BYD Shark tem uma redução de 40% no consumo de combustível, mesmo quando operando em níveis de bateria baixos, redefinindo a ideia de que picapes precisam consumir muito combustível.

Como um modelo híbrido plug-in, a BYD Shark, ostenta modos de energia dual de combustível e elétrico, alcança uma notável resistência.

Com uma autonomia de 840 km pelo ciclo NEDC, possui autonomia puramente elétrica de 100 km, ideal para deslocamentos urbanos ou viagens mais longas.

Bateria

A picape BYD Shark tem autonomia de 840 km pelo ciclo NEDC e autonomia puramente elétrica de 100 km.
A picape BYD Shark tem autonomia de 840 km pelo ciclo NEDC e autonomia puramente elétrica de 100 km. Foto: Divulgação/BYD

Integrando a Bateria Blade a um chassi de aço de alta resistência através da tecnologia CTC (cell to chassis), ela garante uma proteção elevada. A Bateria Blade funciona tanto como unidade de energia quanto parte da estrutura do veículo.

Ainda em termos de segurança, um aumento de 22% na rigidez torsional do corpo melhora significativamente a dirigibilidade e a estabilidade, reforçando a confiabilidade em terrenos off-road.

A BYD Shark possui um sistema de suspensão independente Duplo A na dianteira e na traseira, equilibrando agilidade de direção e conforto dos passageiros. Construído sobre a arquitetura de tecnologia super híbrida DM, o modo de acionamento do motor abrange mais de 80% das condições de uso, permitindo uma viagem serena e suave.

Além disso, a BYD Shark oferece a função VTOL (vehicle-to-load), onde o veículo se transforma em uma "estação de energia móvel", podendo servir como fonte de energia para diversos aparelhos.

A função VTOL (Vehicle-to-Load) permite a picape se transformar
A função VTOL (Vehicle-to-Load) permite a picape se transformar em uma "estação móvel" e servir como fonte de energia. Foto: Divulgação/BYD
 

Tecnologia inteligente
O painel da BYD Shark pode integrar-se a um ecossistema vasto e diversificado.

Através de comandos de voz, os usuários podem gerenciar facilmente os modos de condução, ajustar as configurações de ar condicionado, controlar a reprodução de música e executar diversas outras tarefas, aumentando de forma significativa o conforto ao dirigir.

Os usuários podem gerenciar remotamente seus veículos por meio do aplicativo BYD onde podem ativar o ar condicionado e ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos.

Além disso, a BYD Shark introduz a tecnologia de chave digital NFC, permitindo que os usuários acessem o veículo sem uma chave física, usando apenas um smartphone ou outros dispositivos inteligentes.

Aplicativo permite ativas algumas funções do veículo, como ativar o ar condicionado, ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos.
Aplicativo permite ativas algumas funções do veículo, como ativar o ar condicionado, ajustar a ventilação e o aquecimento dos assentos. Foto: Divulgação/BYD

A aplicação da funcionalidade de heads-up display garante a projeção de informações com informações importantes para a condução sem que o motorista precise olhar para o painel, melhorando a segurança na condução.

Além disso, o veículo incorpora uma câmera panorâmica ultra-wide-angle de 540 graus, permitindo ao condutor observar os arredores e a parte inferior do veículo, facilitando a seleção da melhor rota durante a condução off-road.

Estreia no Brasil
Com o lançamento que ocorreu no México, no último mês de maio, a BYD Shark deve chegar no Brasil entres os meses de agosto e setembro.

O modelo foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sugerindo que a produção nacional na planta da marca em Camaçari (BA) deve estar prestes a começar. 

Os valores devem ficar posicionados abaixo da faixa de R$ 300 mil.

Veja também

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos
Tarcísio de Freitas

Tarcísio diz que abusos da PM de SP serão severamente punidos

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia
Combate

Pentágono diz que tropas norte-coreanas na Rússia entrarão "logo" em combate contra Ucrânia

Newsletter