Logo Folha de Pernambuco

BYD Song Pro: SUV híbrido plug-in chega em duas versões, com a topo de linha por R$ 199.800

Versão topo do Song Pro tem potência combinada de 235 cv, bateria 18,3 kw/h e 1.100 km de autonomia

O SUV híbrido plug-in BYD Song Pro chega disponível nas versões GS e GL - BYD/Divulgação

O BYD Song Pro foi apresentado oficialmente à imprensa e mercado brasileiro nesta quarta-feira (10), em evento exclusivo no Allianz Parque, em São Paulo. A convite da marca, o blog FMotors esteve presente no lançamento.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por BYD Auto Brasil (@bydautobrasil)

O SUV híbrido plug-in chega com a proposta de ser o mais barato e eficiente do segmento, podendo ser o principal concorrente do Corolla Cross e, talvez, do Jeep Compass. A marca chinesa vem apostando nessa ofensiva nos últimos lançamentos no Brasil.

 

“Queremos revolucionar o mercado nacional com a tecnologia híbrida plug-in e oferecer para os brasileiros cada vez mais opções para quem busca um carro urbano com soluções inovadoras, alta tecnologia, excelente custo-benefício e, ainda, sustentável. O que antes parecia inatingível agora está ao alcance de muitos, graças à crescente presença e a estratégia sólida e assertiva da BYD”, destaca Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

O BYD Song Pro é um modelo irmão do BYD Song Plus. Ambos vem com a mesma motorização de 1.5 aspirada à gasolina.

O carro continua contando com a tecnologia DM-i, que inclui baixo consumo de combustível, rápida aceleração, dirigibilidade suave e silenciosa, além de baixa emissão de CO2.

O novo SUV Song Pro traz a inovadora tecnologia BYD DM-i Super Híbrida. BYD/DivulgaçãoO novo SUV Song Pro traz a inovadora tecnologia BYD DM-i Super Híbrida. Foto: BYD/Divulgação

O modelo conta com um tanque de combustível com capacidade para até 52 litros. 

O veículo vem em três modos de direção: modo EV (veículo elétrico), modo paralelo HEV (veículo elétrico híbrido - com ambos os motores trabalhando ao mesmo tempo) e modo HEV série (modo que atua predominantemente em altas velocidades). 

Bateria e autonomia
Modelo tem duas versões, ambas contam com a bateria Blade, sendo a de entrada GL com 12,9 kw/h, com autonomia de 71 km, e topo de linha GS com 18,3 kw/h e autonomia de 110 km no modo totalmente elétrico.

O consumo de combustível, pela metodologia NEDC, é de 22,7km/L. 

A autonomia combinada de até 1.100 km com um tanque cheio de gasolina e a bateria carregada. 

Já pelo padrão PBEV do Inmetro, o BYD Song Pro tem uma autonomia elétrica declarada de 68 km e autonomia total de 780km.

A potência combinada da versão GL é de 233 cv e a da GS 235 cv. Na versão de topo, o toque máximo é de 43 kgfm.

A velocidade máxima é de 185 km/h, chegando de 0 a 100 em 8,3 segundos na versão de entrada e um pouco mais rápida na versão topo de linha, em 7,9 segundos.

Design
Maior que o plus, o BYD Song Pro mede 4.738 mm de comprimento (3,3 cm a mais do que o Song Plus), 1.860 mm de largura (3 cm a menos), 1.710 mm de altura (3 cm a mais) e 2.712 mm de entre-eixos (5.3 cm a menos do que o irmão).

BYD Song ProAmbas contam com a bateria Blade, sendo a de entrada GL com 12,9 kw/h e a topo de linha GS com 18,3 kw/h. Foto: BYD/Divulgação

De acordo com o site oficial da marca, o BYD Song Pro DM-i vem em três opções de cores: branco Snow, cinza Time e azul Atlântida. O interior pode ser bege claro ou marrom.

Na carroceria, a dianteira ganha novos para-choques e faróis de LED. A grade dianteira também é diferente, e conta com uma grade prateada renovada. Na traseira, o para-choque também ganhou novas linhas.

Dianteira ganha novos para-choques e faróis de LED, além de grade difrenciadaDianteira ganha novos para-choques e faróis de LED, além de grade diferenciada. Foto: BYD/Divulgação

Na cabine, o destaque vai para a central multimídia giratória tem 15,6" com Android Auto e Apple CarPlay inclusos, câmara de ré 360° e revestimentos soft touch que mesclam tons claros e escuros. 

BYD Song Pro vem com central multimídia giratória tem 15,6BYD Song Pro vem com central multimídia giratória tem 15,6. Foto: BYD/Divulgação

Falando em bancos, eles têm revestimento premium sustentável e os traseiros são bi-partidos rebatíveis.

O carro ainda conta com ar-condicionado dual zone, com saída também para o banco traseiro; quatro entradas USB (três tipo A e uma tipo C); e tela do display do painel de instrumentos é de 8,8" em LCD Full-View.

O porta-malas do SUV híbrido BYD Song Pro tem capacidade 520 lO porta-malas do SUV híbrido BYD Song Pro tem capacidade 520 l. Foto: BYD/Divulgação

Os pneus são de 18 polegadas e o porta-malas tem capacidade 520 l, podendo chegar a 1339 l com os bancos rebatidos.

Apesar da primeira leva ser importada, o BYD Song Pro vai ser produzido no Brasil na planta de Camaçari (BA).

Os pneus são de 18 polegadas. Os pneus são de 18 polegadas. Foto: BYD/Divulgação

Faltas
A princípio já é possível perceber alguns fatores que o BYD Song Pro fica devendo, tendo em vista o que se esperar de um SUV no valor do modelo. 

Na questão segurança, o veículo ainda opera com o pacote ADAS nível 2 completo.

No quesito conforto, apenas o banco do motorista vem com ajuste elétrico na versão de topo, onde a maioria dos seus concorrentes o recurso vem também no banco do passageiro.

Além disso, falta o sensor de pé para abertura do porta-malas e o teto solar que não veio na versão do modelo para o Brasil.

Os bancos têm revestimento premium sustentável. Os bancos têm revestimento premium sustentável. Foto: BYD/Divulgação

Confira outros itens de série e recursos de segurança:
Faróis dianteiros de LED 
Faróis de neblina traseiros 
Ajuste manual da altura do farol 
Faróis automáticos (acendimento automático) 
Função "Follow Me Home" 
Luzes diurnas LED 
Luz de placa traseira 
Lanterna traseira LED
Volante multifuncional 
Carregamento sem fio para celular (versão GS)
Tomada 12V 
Bancos com revestimento premium sustentável 
Bancos traseiros bi-partidos rebatíveis 
Ajuste elétrico do banco do motorista em 6 direções (Versão GS)
Sistema ISOFIX de fixação de cadeira infantil
Sistema de direção assistida elétrica (C-EPS) 
Freios ABS 
Controle de tração 
Sistema de distribuição eletrônica da força de frenagem 
Assistência de partida em rampas 
Função de frenagem confortável 
Controle de cruzeiro 
Freio de estacionamento eletrônico 
Sistema direto de monitoramento de pressão dos pneus (TPMS) 
Controle eletrônico de estabilidade (VDC) 
Sensor de estacionamento dianteiro com 2 radares 
Sensor de estacionamento traseiro com 4 radares 
Chave presencial 
Ajuste da coluna de direção manual em 4 direções 
Airbag frontal do motorista 
Airbag frontal do passageiro 
Airbags laterais dianteiros 
Airbags de cortina lateral (dianteira e traseira) 
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento e limitação de força 
Aviso sonoro de cinto de segurança do motorista não afivelado 
Aviso sonoro de cinto de segurança do passageiro não afivelado 
Aviso de cinto de segurança traseiro não afivelado 
Desbloqueio elétrico da tampa do tanque de combustível 
Desbloqueio elétrico do porta-malas Abertura elétrica do porta-malas 
Limpador de para-brisa intermitente 
Desembaçador elétrico do vidro traseiro 
Ajuste elétrico dos espelhos retrovisores 
Espelho retrovisor com desembaçador 
Rebatimento elétrico dos retrovisores
Compatibilidade com cartão NFC* 
Sistema DiLink 
Atualização remota por OTA (Over-the-Air) 
Pacote de tráfego 4G 
GPS integrado 
Comandos de voz 
Sistema de som com 6 alto-falantes

Preços
A garantia do veículo é de seis anos, sem limite de quilometragem. A bateria Blade vem com garantia de oito anos, também sem limite de quilometragem.

O preço público (PPS) do BYD Song Pro é R$ 189.800 na versão GL e de R$ 199.800 na versão GS. Valor é promocional de lançamento para os 3 mil primeiros carros vendidos.

Pelo BYD Mais, programa de assinatura da marca, o modelo fica disponível por R$ 4.925.

Veja também

Petrobras pretende perfurar 15 poços na Margem Equatorial até 2029
PETRÓLEO

Petrobras pretende perfurar 15 poços na Margem Equatorial até 2029

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens
desemprego

Taxa de desemprego entre mulheres foi 45,3% maior que entre homens

Newsletter