Logo Folha de Pernambuco

BYD ultrapassa Tesla no último trimestre como a maior fabricante de carros elétricos do mundo

Com maior gama de veículos, montadora chinesa vendeu mais de 500 mil modelos no período

BYD vendeu 525.409 veículos elétricos a bateria no último trimestre - BYD

A Tesla perdeu o posto de maior empresa de carros elétricos do mundo. Isso porque a chinesa BYD teve número recorde de vendas dos veículos elétricos a bateria (VEBs) no último trimestre, chegando à marca de 525.409 modelos vendidos, de acordo com comunicado feito à bolsa de valores. Por sua vez, a Tesla entregou 484.507 veículos, também atingindo o recorde para a montadora do empresário Elon Musk.

Nas vendas anuais, a Tesla vendeu cerca de 1,8 milhão de carros elétricos, contra 1,57 milhão da BYD (70% a mais do que em 2022). Porém a vantagem foi de 230 mil unidades em 2023, bem diferente das 400 mil registradas em 2022.

Elon Musk é o empresário à frente da TeslaElon Musk é o empresário à frente da Tesla. Foto: Divulgação/Tesla

A Tesla gera mais receita e lucro do que a BYD porque vende veículos com preços muito mais altos e depende apenas de dois modelos para a maior parte de suas vendas. O utilitário esportivo Model Y e o sedã Model 3 representaram 95% das entregas no quarto trimestre.

A crescente influência da China na indústria automotiva mundial reflete a mudança no ranking de vendas. O país está progredindo rapidamente na sua transição para veículos elétricos, graças ao forte apoio governamental à indústria. Pequim estabeleceu uma meta de que pelo menos 20% dos carros novos vendidos anualmente até 2025 sejam de energia renovável (NEV), que incluem BEV, híbridos plug-in e veículos com células de combustível de hidrogênio. Até 2035, diz o governo, os NEVs devem se tornar a “corrente principal” das vendas de carros novos.

Crescente influência da China na indústria automotiva mundial reflete a mudança no ranking de vendas
China aposta e dá incentivo para indústria automotiva do país. Foto: Divulgação/BYD

De acordo com analistas do banco de investimentos francês Natixis Asia, “a China está liderando a produção e aumentando as suas vantagens comparativas, apostando no seu enorme mercado interno e na vantagem de ser o pioneiro”.

Em dezembro, a BYD anunciou que construiria uma fábrica de veículos elétricos na Hungria, a primeira fábrica de carros na Europa. A empresa já possui uma fábrica de ônibus no país, na cidade de Komárom.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Governo bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024
Orçamento de 2024

Governo Federal bloqueia R$ 6 bilhões do Orçamento de 2024

Newsletter