BYD Yuan Plus: testamos o SUV 100% elétrico que se destaca pela tecnologia e design futurista
Com versão única, Yuan Plus é potente e confortável, mas deixa a desejar na recarga e autonomia
O mercado de SUVs compactos elétricos está cada vez mais competitivo, e o BYD Yuan Plus promete uma experiência tecnológica e sofisticada. Testamos o SUV 100% elétrico da greentech chinesa, que, de cara, já impressiona pelo design futurista e por ser um dos mais acessíveis da categoria de SUVs elétricos de luxo.
Custando R$ 235.800, ele sai mais barato do que os concorrentes internos, como Han e Tan, além dos já conhecidos Volvo XC40 Recharge e o Jeep Compass 4xe. Mas será que vale o investimento?
Leia Também
• BYD apresenta novo motor híbrido-flex que vai equipar o Song Pro fabricado no Brasil
• Citröen C3 You!: testamos o hatch turbo mais rápido e acessível do segmento; confira detalhes
• Honda ZR-V Touring: testamos o SUV que tem alma de sedan; confira detalhes
Motorização e performance
O Yuan Plus é desenvolvido sobre a e-Platform 3.0 e equipado com um motor elétrico de 204 cv e 31,6 kgfm de torque, alimentado por uma bateria Blade de íon-lítio-fosfato. Sua aceleração é ágil, com o 0-100 km/h sendo alcançado em 7,3 segundos, garantindo uma condução divertida e responsiva.
Durante o teste, o carro mostrou excelente estabilidade, mesmo em curvas fechadas. Já a suspensão, que apesar de equilibrar conforto e rigidez, tem a parte dianteira com leve tendência a puxar a direção para um dos lados nas acelerações.
A autonomia declarada é de 420 km no ciclo WLTP e de 294 km pelo rigoroso ciclo do Inmetro ou 420 km no padrão WLTP. Na prática, obtive cerca de 380 km em trajetos urbanos e rodoviários combinados.
A variação da autonomia real, no entanto, é um dos pontos de atenção do carro, porque pode ser inferior ao valor declarado dependendo do uso, especialmente se forem utilizados recursos como ar-condicionado e sistema multimídia por longos períodos.
O tempo de recarga pode ser um problema. A princípio, a recarga é rápida, fazendo de 30% a 80% em 30 minutos se for utilizado um carregador ultrarrápido de corrente contínua de 80kW, mas pode chegar a longas 33 horas em tomadas domésticas de 220V ou nove horas se usar aparelhos caseiros de 6,6 kWh.
Em sites como Reclame Aqui, alguns clientes se queixam com problemas relacionados à demora na entrega do carregador portátil que a marca promete na compra do carro, além de defeitos pontuais no funcionamento das assistências de condução.
Design e acabamento
O BYD Yuan Plus impressiona de imediato com o design moderno e futurista. Nas dimensões, o carro não decepciona com 4,45 metros de comprimento, 1,87 m de largura, 1,61 m de altura e 2,72 m de entre-eixos.
As linhas fluidas, a grade frontal fechada (característica de veículos elétricos) e os faróis full-LED conferem uma presença robusta e elegante.
Ainda na frente da carroceria, o carro tem uma barra que imita aço escovado e serve para unir os faróis full-LED, que também tem DRL (Luzes de Rodagem Diurnas). As rodas são de 18 polegadas.
Os detalhes texturizados na coluna C e a antena no estilo Shark garantem o toque de esportividade ao carro.
Na traseira, as lanternas de LED vão se afilando pela tampa do porta-malas até se juntarem. Falando em porta-malas, o Yuan Plus tem capacidade de 312 litros.
Internamente, o acabamento é premium, com materiais de alta qualidade, incluindo superfícies macias ao toque e detalhes cromados que elevam a percepção de sofisticação.
Os bancos têm acabamento premium, são bastante confortáveis e ainda contam com ajustes elétricos de altura e profundidade tanto para o motorista, quanto para o passageiro.
Os detalhes futuristas começam pelo volante, que tem acabamento premium e é multifuncional, podendo por lá, inclusive, girar o painel multimídia, já famoso da BYD.
O formato do apoio de braço não é nada comum, com curvatura na extremidade frontal, e as maçanetas, também bastante diferentes, vêm acopladas a uma pequena caixa de som.
Outros destaques vão para alavanca de câmbio, que tem design inspirado nas manetes de avião; as saídas do ar-condicionado verticais são pouco convencionais, com formato de meia argola; e o porta-objetos da porta tem três cordas vermelhas que se assemelham às cordas de uma guitarra, além da função de segurar os objetos maiores, também emitem som e vibram de acordo com o grave das músicas que estiverem tocando no carro, trazendo uma experiência divertida.
Alguns botões do painel possuem acabamento de plástico que destoam do restante do interior atraente do modelo.
Tecnologia e Conectividade
O BYD Yuan Plus está recheado de tecnologias que aprimoram a experiência do motorista. A central multimídia giratória é compatível com Apple CarPlay e Android Auto.
O carro também conta com um sistema de assistência por voz que reconhece comandos em português e é capaz de ajustar funções como ar-condicionado, áudio, navegação e até abrir o teto-solar.
Destaques do veículos são a central multimídia com tela touchscreen de 12,8 polegadas pode ser rotacionada com um simples toque dos dedos para você controlar as principais funcionalidades do carro; e a câmera panorâmica 360° com modo 3D, através da qual é possível visualizar todos os lados do carro, trazendo comodidade e mais facilidade nas manobras.
O painel de instrumentos é em TFT de alta resolução e personalizável de 5 polegadas.
O BYD Yuan Plus ainda conta com função Follow me Home, com ajuste manual de altura do facho; Sensor Crepuscular para acendimento automático dos faróis; sistema inteligente de luz de feixe alto e baixo; luz ambiente configurável (cor e intensidade); luzes de leitura dianteiras e traseiras touch em LED Luz ambiente rítmica (acompanha o som ambiente); sistema de navegação com mapa atualizado; conexão Wi-Fi para atualizações remotas; quatro entradas USB (duas frontais e duas traseiras), além de uma tomada de 12 volts.
Segurança
O pacote de assistência é eficiente quando se trata de assistência à condução, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, sensores de estacionamento, assistente de partida em rampa, assistente de permanência em faixa, controle de estabilidade eletrônico, frenagem automática de emergência e monitoramento de ponto cego. Esses sistemas funcionaram bem durante o teste, passando confiança em trajetos mais longos e no trânsito urbano.
O modelo ainda possui seis airbags, estrutura reforçada e freios regenerativos ajustáveis. Em testes de colisão realizados pela Euro NCAP, o carro recebeu a nota máxima de cinco estrelas, destacando sua robustez, porém detectou que, após um certo período, ele pode desativar a função de centralização de faixa e desligar o controle de cruzeiro adaptativo, então é preciso ter atenção para ligar novamente sempre que preciso.
Dirigibilidade
Ao compará-lo com modelos como o Volvo XC40 Recharge e o Jeep Compass 4xe, o BYD Yuan Plus se destaca pelo custo-benefício. Embora não seja tão refinado quanto o Volvo, oferece uma experiência semelhante em desempenho e tecnologia a um preço significativamente menor. Frente ao Compass 4xe, o Yuan Plus tem vantagens em termos de autonomia e custo de manutenção, mas perde em conectividade e ampla rede de assistência técnica.
Ao dirigir o BYD Yuan Plus, a primeira sensação é a suavidade e o silêncio proporcionados pelo motor elétrico. O carro oferece uma condução ágil e responsiva, especialmente nas acelerações, que são instantâneas devido à natureza dos motores elétricos.
A visibilidade é boa, e o veículo é fácil de manobrar, mesmo em espaços estreitos. Além disso, as assistências ao motorista aumentam a segurança durante a condução.
Vale a pena?
O BYD Yuan Plus é uma excelente opção para quem busca um SUV elétrico moderno, com design atraente, bom desempenho, tecnologias avançadas e um preço competitivo.
O veículo tem design elegante por fora e futurista por dentro, com interior espaçoso e confortável, gostoso de dirigir e ideal para uso diário, porém a autonomia pode ser um fator limitante para viagens mais longas, principalmente se o motorista não estiver acostumado a dirigir carros elétricos e não entender a importância da frenagem para regeneração da bateria.
É ideal para motoristas que valorizam eficiência, sustentabilidade e economia, mas pode não ser a escolha perfeita e um fator a considerar para quem depende de uma infraestrutura de recarga, que, em Pernambuco, assim como a maioria dos estados, ainda é limitada, e não possua um carregador potente e estrutura em casa.