Caoa Chery vai eletrificar toda gama até 2024

Caoa Cherry Tiggo - Divulgação/Caoa Cherry

A CAOA Chery vai anunciar um novo passo para avançar ainda mais no mercado nacional. A montadora vai assumir de vez o programa de eletrificação dos modelos, ação que começa com o Tiggo 8 Pro plug in, no próximo ano, e a partir dele todos os veículos da marca até 2024.

O CEO Márcio Alfonso conversou com a reportagem sobre o projeto, não comentou sobre qual produto se dará a largada mas checamos que vai desembarcar no próximo mês, o Tiggo 8 Plug in com autonomia no modo 100% bateria acima de 50 Km. Bem acima. Rumores indicam que o SUV poderá rodar até 80 quilômetros sem visitar o posto de combustível.

Cada modelo da CAOA Chery terá uma versão com a motorização híbrida. Isso inclui todos os carros disponíveis na gama, desde o sedã Arrizo até os SUV Tiggo 5, Tiggo 8 e o mais recente apresentado Tiggo 3x, além dos demais que ainda serão apresentados. Reafirmou Alfonso enumerando os investimentos.



Outras marcas já prometeram algo parecido, como é o caso da Toyota, que também terá uma opção híbrida para cada modelo do seu portfólio, mas no caso da japonesa essa promessa acontece a partir de 2025.

“A eletrificação é uma necessidade porque todos os países tem uma meta de diminuição de CO2. Hoje nós temos que buscar soluções para realizar essa diminuição e o Brasil não está desconectado disso. Nós temos feito algumas pesquisas que mostram que a solução ideal para cada país depende da sua matriz energética”, destaca o CEO da CAOA Chery Márcio Afonso.

Nos Estados Unidos e China existem um forte investimento nesses veículos elétricos, mas é preciso observar qual são as suas fontes de energia. No país asiático, por exemplo, para produzir as baterias veiculares e para carregá-las, existe uma grande emissão de poluentes na atmosfera.

“O Brasil tem uma variedade de opções como a energia eólica que vem crescendo pelo país, particularmente no Nordeste; tem a solar que tem um grande potencial de exploração; e temos biocombustíveis”. Márcio Alfonso lembrou que em uma recente pesquisa ficou comprovado que não só na Europa, como no Brasil, a melhor combinação é da energia elétrica com o biocombustível. Estamos apostando por esse caminho, biomassa mais a eletrificação”, complementa Márcio.

Desenvolver

A partir daí é preciso desenvolver os motores e os sistemas elétricos. O executivo disse que já conta com o aprendizado vindo da Chery da China e eles estão trabalhando com a CAOA nessa frente de desenvolvimento fazendo convênios com universidades e centros de pesquisa brasileiros para fazer a solução que ele acredita com o time da chairman do grupo, Izabela de Oliveira Andrade.

Antes de destacar quais serão os primeiros veículos a receberem a modificação na motorização, a marca reforça que primeiro é preciso chegar a uma meta específica de eficiência energética para depois pensar na produção que nós antecipamos aqui.

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