Logo Folha de Pernambuco

Carro elétrico: como garantir melhor desempenho

Planejamento de rotina e adequação na aceleração fazem motorista aproveitar as vantagens do veículo

Mesmo com aumento das vendas, uso do carro elétrico gera dúvidas nos condutores - Reprodução/BYD

Apesar do aumento nas vendas dos carros elétricos no Brasil, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre como dirigir o veículo evitando o rápido desgaste e garantindo a melhor autonomia e desempenho que ele pode proporcionar.

Para isso, é importante que o consumidor entenda as características da condução desse tipo de carros para aproveitar todos os benefícios que a eletrificação automotiva oferece para o uso eficiente da tecnologia.

“A condução de um veículo eletrificado é uma experiência muito prazerosa, mas diferente daquela de dirigir um automóvel a combustão. Por isso, requer que o motorista se adapte à maneira de dirigir e inclusive faça um planejamento da rotina de utilização, para que o uso do carro elétrico seja melhor aproveitado em tudo o que ele oferece”, avalia Adriano Costa, gerente-geral da área comercial da Osten Motors, operação de concessionárias de veículos premium da Osten Group.

Velocidade
É preciso planejamento para compatibilizar a velocidade com a disponibilidade de pontos de carregamento, que ainda é um desafio na eletrificação do País.

“O motorista mais arrojado vai encontrar nos carros elétricos um equipamento muito interessante, mas, para um percurso mais longo, é preciso se planejar, traçando uma rota que ofereça mais pontos de recarga, e contar com o apoio de aplicativos especializados, que ajudam a encontrar estações de carregamento próximas”, recomenda Adriano Costa.

Carro elétricoO chamado "pé de chumbo" na hora de dirigirir um carro elétrico contribui para o descarregamento rápido do veículo | Foto: FreePik

Condução
O famoso “pé de chumbo” pode ter problemas com descarregamento mais rápido do carro elétrico. Isso porque o modo de condução influencia na eficiência do sistema de freio regenerativo, que converte a energia cinética em elétrica enviada para a bateria durante a desaceleração.
O segredo é pegar leve, conduzindo o veículo de maneira suave e constante para que o descarregamento aconteça de forma mais lenta, dando tempo da bateria se regenerar e rodar por mais quilômetros.

Autonomia
Evitar acelerações bruscas e frenagens repentinas ajuda a economizar energia e aumenta a autonomia do veículo. O freio regenerativo também é uma forma de aumentar a vida útil dos componentes do sistema de frenagem. 

Outro ponto que otimiza a autonomia e desempenho é ajustar as configurações do veículo para uma melhor eficiência energética.

Escolha do modo de condução com as preferências e necessidades no dia a dia do condutor ajudam a rodar por mais tempo.

Veja também

Newsletter