Carro usado: como valorizar o veículo
Manutenção e quilometragem controlada conservam o carro e ajudam na hora da revenda
Com o mercado de carros usados em alta, e com a dificuldade dos consumidores para comprar veículos novos, está cada vez mais difícil fazer a venda de um veículo.
Fatores como o modelo, ano de fabricação, quilometragem e versão de acabamento continuam sendo determinantes no valor de revenda.
Elementos como estado de conservação geral, a manutenção preventiva e a aparência interna e externa do automóvel fazem a diferença na hora de fechar negócio.
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Apesar da depreciação de veículos ser inevitável, é possível minimizar os danos com alguns cuidados e assim garantir um bom valor de mercado, mesmo que o carro seja mais antigo.
De acordo com Leonardo Furtado, superintendente do Auto Shopping Internacional Guarulhos, cuidados regulares e bem planejados ao longo do uso do veículo transmitem confiança ao comprador.
"Ao realizar revisões periódicas e preservar a boa condição do carro, o proprietário demonstra que o veículo foi bem cuidado, o que aumenta seu apelo na hora da venda", afirma.
Na hora da revenda, cuidados prévios fazem a diferença. Confira dicas para garantir uma boa avaliação do usado e ter êxito na hora da revenda.
Histórico
Segundo o superintendente, "os veículos que possuem todas as revisões documentadas em concessionárias ou oficinas de confiança costumam ser mais valorizados. O comprador sente mais segurança ao adquirir um carro com um histórico detalhado".
Quilometragem controlada
A quilometragem é um dos fatores que mais impactam o valor de mercado de um carro. Manter a quilometragem dentro da média para o ano do veículo pode ajudar a manter seu valor.
"Carros com baixa quilometragem são sempre mais procurados, pois indicam menos desgaste de peças. Um parâmetro para o comprador é ter em mente que geralmente o carro roda em média 15 a 20 mil km por ano", explica Furtado.
Conservação
A primeira impressão é a que fica. A boa aparência do carro pode ser determinante no valor final da negociação. Pintura em bom estado, ausência de arranhões e cuidado com a lataria são indicativos que o carro foi bem cuidado.
"Um veículo bem conservado esteticamente transmite ao comprador a ideia de que ele está em boas condições gerais. Investir em reparos estéticos simples, como polimento e pequenos retoques, podem elevar o valor do carro na hora da venda", explica Furtado.
Documentação em dia
A atualização dos documentos é um dos pontos mais negligenciados. Mas manter o IPVA e licenciamento, por exemplo, em dia, facilita o processo de venda.
"Nenhum comprador quer lidar com pendências legais na hora de transferir o veículo. Garantir que toda a documentação esteja regularizada é essencial para uma venda sem complicações", finaliza Furtado.
Acessórios
Alguns itens podem agregar valor ao veículo, como sistema de som de qualidade, película nos vidros e câmeras de ré. Já as personalizações, como adesivos e modificações no motor, podem fazer um possível cliente desistir da compra.
"O ideal é manter o veículo o mais próximo possível do padrão de fábrica, pois as personalizações nem sempre agradam a todos os perfis de comprador", orienta Furtado.