Logo Folha de Pernambuco

CCJ do Senado aprova custeio de habilitação para pessoa de baixa renda

Projeto de lei segue para análise do plenário

CNH - Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas as categorias de motoristas profissionais - Lidiana Cuiabano/Detran-MT

Avançou, no Senado, o Projeto de Lei (PL) 3.965/2021, que, quando sancionado, possibilitará o uso de valores arrecadados por meio de multas de trânsito para custear a carteira de habilitação de pessoas de baixa renda, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal.

A proposta foi aprovada nesta quarta-feira (18) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue a plenário. Como a matéria sofreu alterações durante a tramitação no Senado, retornará à casa de origem (Câmara dos Deputados) após sua aprovação.

Entre as mudanças está a exigência de exame toxicológico para a renovação da habilitação de todas as categorias de motoristas profissionais – inclusive aqueles que trabalham em empresas de transporte individual.

Peculato qualificado
Outra matéria aprovada pela CCJ é a que prevê aumento de pena para os crimes de peculato qualificado, quando há desvio de recursos nas áreas de saúde, educação ou seguridade.

 Atualmente, a pena é de dois a 12 anos de prisão. O PL 1.038/24 prevê reclusão de quatro a 16 anos, além de aplicação de multa.

A mesma pena será aplicada nas situações de crime de responsabilidade, se praticado por prefeitos.

Veja também

Sport volta a vencer ASEC Caruaru e conquista título do Pernambucano de Futsal Adulto
Futsal

Sport volta a vencer ASEC Caruaru e conquista título do Pernambucano de Futsal Adulto

Com PL do governo concorrente na Câmara, Senado adia votação sobre devedor contumaz
Congresso Nacional

Com PL do governo concorrente na Câmara, Senado adia votação sobre devedor contumaz

Newsletter